Prednisona



Indicação

Para que serve?

Indicada para tratar doenças endócrinas, doenças dos ossos e músculos, doenças autoimunes relacionadas com colagénio, doenças da pele ou olhos, doenças dos pulmões ou sangue, tumores e outras doenças que respondam ao tratamento com corticoides.

Posologia

Como usar?

A dose deve ser orientada pelo médico após avaliar o tipo de doença, sendo que a dose inicial de prednisona em adultos normalmente varia entre 5 mg a 60 mg por dia e a dose para crianças é de 0,14 mg a 2 mg/kg, dependendo da doença.

Após melhora dos sintomas, a dose poderá ser diminuída, pouco a pouco, até atingir a dose mínima necessária para o tratamento e controlo dos sintomas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam a amamentar ou pessoas que tenham alergia a qualquer componente da fórmula. O medicamento é ainda contraindicado em caso de infecção por fungos.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento contém prednisona, uma substância com um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Farmacocinética

Como funciona?

Este medicamento contém prednisona, uma substância com um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso prolongado deste medicamento pode causar enfraquecimento do sistema imune, podendo levar ao surgimento de novas infecções. Também pode causar catarata subcapsular posterior (especialmente em crianças), glaucoma com risco de lesão do nervo óptico e aumento do risco de infecções secundárias nos olhos por fungos ou vírus.

A prednisona pode também causar aumento da pressão arterial, retenção de sal e água e aumento da perda de potássio. Por isso, o médico poderá recomendar uma dieta com pouco sal e a suplementação de potássio, durante o tratamento.

Antes de se iniciar a toma do remédio deve-se informar o médico caso exista histórico de doença como colite ulcerativa inespecífica, diverticulite, cirurgias intestinais recentes, úlcera no estômago ou no duodeno, insuficiência renal, pressão alta, osteoporose e miastenia gravis.

Prednisona engorda?

Não, porém o uso prolongado de corticoides causar alterações hormonais no organismo que levam ao aumento de peso e tornam o rostomais arredondado.

Prednisona dá sono?

Sim, um dos efeitos colaterais de prednisona é sonolência.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de se tomar dose superior à indicada, podem ocorrer reações adversas como retenção de líquidos que leva ao inchaço das pernas, aumento da pressão arterial, tontura, dor de cabeça, aumento dos níveis de açúcar no sangue e aumento da pressão no interior dos olhos. Caso isto aconteça, deve-se ir urgentemente para o hospital e consultar um médico com urgência.

Composição

Cada comprimido de 5 mg ou 20 mg contém, respectivamente:

Prednisona​ ___________________________ 5 mg ou 20 mg

Excipientes ______________________________ comprimido

(Excipientes: dióxido de silício, lactose monoidratada, celulose microcristalina, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Conservar a temperatura ambiente entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da luz e da umidade, até à data de validade indicada na embalagem.

Laboratório

Neo Química

Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.: - SAC: 0800 97 99 900

Dizeres legais:

Prednisona M.S. nº 1.5584.0105 | Farm. Responsável: Dr. Marco Aurélio Limírio G. Filho

< Prednisolona < Prednisona > Predsim >
publicidade