Porque não se deve engolir comprimido sem água



Tomar um comprimido com água não serve apenas para o tornar mais fácil de engolir, mas também evita que o comprimido possa ficar grudado no esôfago, causando desconforto e podendo, até, levar ao surgimento de uma inflamação no local, causando sintomas como:

  • Queimação na garganta;
  • Sensação de bola ao engolir;
  • Dor no peito;
  • Sensação de falta de ar.

Além disso, quando o comprimido não é empurrado pela saliva e fica muito tempo em contato com a parede do esôfago pode até provocar uma ferida que sangra e que é difícil de identificar, uma vez que normalmente não causa qualquer sintoma, devido à falta de nervos na região.

Embora esta seja uma situação que, normalmente, não acontece por engolir apenas um comprimido sem água, se existir o hábito de o fazer constantemente, o contato destes comprimidos com o esôfago, ao longo do tempo, pode criar uma perfuração nas suas paredes, colocando a vida em risco.

Em casos mais raros, como tomar o anticoncepcional sem água, também existe a possibilidade de o comprimido não ser empurrado até o estômago, acabando por ir para uma das vias respiratórias e terminando no pulmão. Isto, além de poder causar alguma dificuldade para respirar e uma dor muito intensa, pode ainda provocar uma pneumonia.

Como engolir comprimido corretamente

Para evitar estas complicações, é aconselhado tomar os comprimidos com, pelo menos, um copo de água e, de preferência de pé ou sentado. Também se deve evitar deitar nos 15 minutos após tomar o remédio, para que o comprimido não tenha o risco de voltar para o esôfago, especialmente em pessoas com refluxo.

Já pessoas que não conseguem engolir comprimidos devem, sempre que possível, pedir para o médico a receita do medicamento em forma de xarope ou tomar o medicamento em forma de injecção, como acontece com muitos antibióticos, antiinflamatórios ou analgésicos, por exemplo.

publicidade