Ponstan

publicidade

Indicação

Para que serve?

Ponstan é indicado para o alívio da dor e para o tratamento dos dos sintomas de artrite reumatoide, osteoartrite, dismenorréia primaria, síndrome pré-menstrual e menorragia causada, ou não, pelo o uso de DIU, em adultos e crianças com mais de 14 anos de idade.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Ponstan está contraindicado para crianças com menos de 14 anos de idade, pacientes com historial de alergia ao ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não-esteróides, com sintomas como broncoespasmo, rinite alérgica ou lesões avermelhadas na pele com coceira, pacientes com úlcera ativa ou inflamação crônica no esôfago, estômago e intestinos, dor devido a cirurgia de revascularização do miocárdio, problemas de no funcionamento dos rins, fígado ou coração e para pacientes com alergia ao Ácido Mefenâmico ou a outros componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada de Ponstan é de 1 comprimido de 500 mg, administrado 3 vezes por dia.

Os comprimidos de Ponstan devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar, e de preferencia junto às refeições.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Ponstan podem incluir dor abdominal, diarreia, náusea ou vômito.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Ponstan, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver pressão alta, historial de alergias, especialmente ao ácido acetilsalicílico ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Ponstan​ deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou maquinas, pois este medicamento pode alterar a sua visão.

O tratamento com Ponstan​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados. Além disso, geralmente, o tratamento em crianças e adolescentes com mais de 14 anos de idade não deve ser prolongado por mais de 7 dias.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Ponstan​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Ponstan podem incluir convulsões, alteração da função dos rins, coma, confusão mental, vertigem ou alucinações.

Composição

Ponstan por cada comprimido contém:

Ácido Mefenâmico _____________________________ 500 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: amido de milho, celulose microcristalina, estearato de magnésio, laurilsulfato de sódio, povidona 30, vanilina, corante amarelo FDC nº 5 de alumínio laca, dióxido de silício coloidal).

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Ponstan é um medicamento que tem na sua composição Ácido Mefenâmico, um agente anti-inflamatório não-esteróide, com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas, responsável por reduzir a inflamação, aliar a dor e baixar a febre. Ponstan exerce o seu efeito no organismo através da inibição da produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis por estimular a inflamação.

Interações Medicamentosas

Ponstan não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, ácido acetilsalicílico, anticoagulantes, medicamentos para a pressão alta, incluindo diuréticos, diuréticos poupadores do potássio​ e beta bloqueadores, ginko biloba, inibidores seletivos da receptação da serotonina, anti-inflamatórios hormonais e não hormonais, ciclosporina, talicromo, hipoglicemiantes orais, lítio, metrotrexato ou juntamente com antiácidos.

Ponstan trata a dor de dente?

Sim, Ponstan pode tratar a dor de dente, pois é um remédio indicado para o alivio da dor e da inflamação.

Veja outros remédios que aliviam a dor de dente.

Laboratório

Pfizer

Pfizer Manufacturing Deutschland GmbH Illertissen – Alemanha: - SAC: 0800 16 7575

O genérico de Ponstan é o Ácido Mefenâmico e outros medicamentos para o tratamento dos sintomas de artrite reumatoide podem ser Torsilax, Ibupril ou Tenoxicam.

Dizeres Legais:

M.S.: 1.0216.0093​
Farm. Resp.: José Cláudio Bumerad

< Pondera < Ponstan > Pontin 500 mg >
publicidade