Pomadas para herpes labial
As pomadas e cremes usados para tratar herpes labial, têm na sua composição antivirais que ajudam a eliminar e a reduzir a propagação do vírus que causa o herpes, acelerando a cicatrização da ferida.
Além disso, existem também adesivos transparentes, que podem ser aplicados diretamente na lesão e embora não tenham antiviral na composição, facilitam a cicatrização e evitam a propagação do vírus.
Em casos mais severos de herpes labial, que aparece com muita frequência, o médico pode ainda recomendar a toma de antivirais orais, como o penciclovir, fanciclovir ou aciclovir em comprimidos, por exemplo, durante um determinado período de tempo.
As pomadas e cremes mais usados para tratar o herpes labial são:
1. Aciclovir
Este creme está disponível com o nome comercial Zovirax e Ziclovir ou em genérico e atua bloqueando os mecanismos de replicação do vírus, impedindo que a infecção se espalhe.
O Aciclovir deve ser aplicado diariamente, de 4 em 4 horas diretamente nas lesões. Depois de ocorrer cicatrização, deve-se manter o tratamento por mais 5 dias para evitar uma recidiva.
Veja quando não deve usar esta pomada e quais os efeitos colaterais mais comuns.
2. Penciclovir
O Penciclovir está disponível com o nome comercial Penvir Lábia, e deve ser aplicado diariamente de 2 em 2 horas, durante cerca de 4 dias.
Este creme não deve ser usado em pessoas que tenham alergia a qualquer componente da fórmula, devendo também ser evitado durante a gravidez e a amamentação.
O efeito colateral mais comum que pode ocorrer com o uso deste remédio é reação no local da aplicação.
3. Dermacerium HS gel
Este gel tem na sua composição sulfadiazina de prata e nitrato de cério hexahidratado numa concentração eficaz para destruir o vírus causador do herpes.
Deve-se evitar o uso deste gel em pessoas com alergia aos componentes do produto, grávias, lactantes e crianças com menos de 2 meses de idade.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer são alterações na coloração da pele e mucosas onde é aplicado o gel.