Pomadas cicatrizantes
Existem diversos tipos de pomadas cicatrizantes que agem acelerando a epitelização e a regeneração celular, aliviando a coceira e prevenindo infecções na região.
Além disso, algumas pomadas também ajudam a evitar a formação de cicatrizes feias, mas para usufruir ao máximo do seu efeito, deve-se também proteger a cicatriz com protetor solar e evitar a exposição ao sol, enquanto a cicatrização não estiver completa.
1. Pomadas para queimaduras
As pomadas que podem ser usadas para tratar queimaduras são a Fibrase, Nebacetin, Dermazine ou o Cicalfate, por exemplo.
Quando o ferimento estiver completamente fechado, pode ser usado o gel C-Kaderm, Kelo-cote, Skimatix ultra ou Contractubex, que previnem a formação de cicatrizes feias e queloides.
2. Pomadas para tatuagem
As pomadas que podem ser usadas em tatuagens são Bepantol ou Probentol, por exemplo. Além disso, também é importante utilizar proteção solar para evitar desbotar a tatuagem.
3. Pomadas pós cirurgia
As pomadas que se podem usar após cirurgia, como cesariana, podem ser a Cicalfate ou a Dermazine, por exemplo, mas só se o médico autorizar.
Quando o ferimento estiver completamente fechado e após a remoção dos pontos, pode ser usado o gel Kelo-kote, Skimatix ultra ou Contractubex, que previne a formação de cicatrizes feias e queloides.
4. Pomadas para feridas e cortes superficiais
As pomadas que podem ser usadas para cortes e feridas são a Nebacetin, Depantex, Bepantol, Cicalfate ou Contractubex, por exemplo.
Em caso de uma ferida profunda e de grande extensão, quando o ferimento estiver completamente fechado, pode ser usado o gel Kelo-kote, que previne a formação de cicatrizes feias e queloides.