Policlavumoxil

publicidade

Indicação

Para que serve?

Policlavumoxil é um antobiótico indicado para o tratamento das infecções bacterianas comuns.

Uso Oral - Uso Adulto e Pediátrico acima dos 2 meses de idade

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Policlavumoxil para adultos, varia de acordo com o tipo de tratamento e idade do paciente, devendo ser seguidas as indicações e quantidades da tabela seguinte:

Tipo de PacienteTabela Posológica
Cianças

abaixo de 1 ano

Suspensão oral 125 mg + 31,25
mg/5 mL - administrar 2,5 mL
3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas
1-6 anos (10-18 kg)Suspensão oral 125 mg + 31,25
mg/5 mL - administrar 5 mL
3 vezes ao dia, de 8 em
8 horas
6-12 anos (18-40 kg)Suspensão oral 250 mg + 62,50 mg/5 mL - administrar 5 mL3 vezes ao dia, de 8 em
8 horas
com
Insuficiência Renal Moderada
18,75 mg*/kg =
15 mg + 3,75 mg
2 vezes ao dia, de 12 em
12 horas
com
Insuficiência Renal Grave
18,75 mg*/kg =
15 mg + 3,75 mg
1 vez ao dia, dose única diária

Adultos e Crianças
com mais de 12 anos
Adultos e Crianças

Suspensão oral 250 mg + 62,50 mg/5 mL - administrar 10 mL

3 vezes ao dia, de 8 em
8 horas
com
Insuficiência Renal Moderada
dose de 500 mg + 125 mg2 vezes ao dia, de 12 em
12 horas
com
Insuficiência Renal Grave
dose de 500 mg + 125 mgNão é recomendada

Policlavumoxil pó para suspensão oral deve ser preparado de acordo com as seguintes instruções: agitar o frasco para dispersar o pó, de seguida, adicionar água filtrada aos poucos até à marca indicada no frasco, agitar novamente o conteúdo, e por fim, deixar repousar a solução por alguns instantes e voltar a verificar se a mistura atingiu a marca indicada no frasco. Caso a mistura não tenha atingido a marca indicada no frasco, deverá voltar a adicionar água filtrada e repetir o procedimento a partir deste ponto. Antes de cada administração agite sempre o frasco de modo a homogenizar a suspensão.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeito colaterais mais comuns de Policlavumoxil são: diarreia, candidíase mucocutânea - infecção causada por fungo que ocorre na pele e mucosas, náusea, vômitos e vaginite - inflamação na vagina.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Policlavumoxil é contraindicada a: mulheres grávidas especialmente no primeiro trimestre de gravidez, a crianças com idade inferior a 2 meses, pacientes com hipersensibilidade ás penicilinas ou a outros componentes da fórmula e a pacientes com disfunção do fígado ou icterícia associados ao uso de penicilinas.

Durante o tratamento com Policlavumoxil a ingestão de álcool é contraindicada.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Policlavumoxil é um medicamento que tem na sua composição as substâncias Amoxicilina e Ácido Clavulânico, compostos com propriedades bactericidas, que atuam contra bactérias sensíveis.

A amoxicilina é um antibiótico que pertence à família das penicilinas, com ampla atividade contra bactérias.

O ácido clavulânico, é um composto com propriedades que inativam a substância Betalactamase, substância produzida por alguns tipos de bactérias e que lhes confere a capacidade de resistência ao tratamento com antibióticos da família das penicilinas.

Policlavumoxil atua nas infecções bacterianas comuns, para as quais o tratamento com antibióticos é indicado.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar o tratamento com Policlavumoxil, deverá falar com o seu médico ou cirurgião-dentista se: estiver grávida, já teve alguma reação alérgica a outros antibióticos como Penicilinas e Cefalosporinas ou a outras substâncias que provocam alergia, estiver com suspeitas de mononucleose - doença causadora de febre, mal-estar e outros sintomas, estiver a tomar anticoagulantes orais, tiver alteração das funções do fígado ou dos rins ou se estiver a tomar outros medicamentos.

As reações alérgicas graves e ocasionalmente fatais a derivados de penicilina são mais propensas em pacientes que já apresentaram alergia à penicilina ou a múltiplos alérgenos, pelo que se ocorrer alguma reação alérgica durante o tratamento, este deve ser de imediato interrompido.

O tratamento com Policlavumoxil não deve ser estendido por mais de 14 dias sem indicação médica, e o seu uso prolongado pode provocar o crescimento excessivo de alguns germes não sensíveis a este medicamento. O tratamento com Policlavumoxil nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Durante tratamentos que envolvam elevadas doses de Policlavumoxil, é aconselhada a ingestão de grandes quantidades de líquidos, para estimular a eliminação de urina e evitar possíveis danos aos rins.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Policlavumoxil deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos que pode sentir após a toma excessiva de Policlavumoxil, incluem enjoo, vômito e diarreia.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Policlavumoxil deve ser guardado à temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C, protegido da luz e da umidade. Após reconstituição, a suspensão oral fica estável por sete dias e deve ser conservada na geladeira, entre 2°C e 8°C. Após 7 dias, verificam-se alterações na cor do produto e a suspensão oral deve ser descartada.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Policlavumoxil deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre. No entanto, as doses de Policlavumoxil nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos, devendo haver um intervalo minimo de 4 horas entre 2 doses.

Interações Medicamentosas

Antes de iniciar o tratamento com Policlavumoxil, deverá falar com o seu médico se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos: Probenecida, Alopurinol, Anticoncepcionais orais ou outros medicamentos utilizados para evitar a gravidez, Dissulfiram, Anticoagulantes como Acenocumarol e Varfarina e Micofenolato de Mofetila.

Laboratório

EMS

SAC: 0800 191914.

Dizeres Legais:

M.S.: 1.0235.0352
Farm. Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio

​Outros antibióticos com Amoxicilina, indicados para o tratamento de infeções bacterianas são: Penvicilin, Amoxicilina e Moxiplus.

< Polaryn < Policlavumoxil > Polimixina B >
publicidade