Pegasys injetável

Atualizado em: Junho 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Pegasys está indicado para o tratamento de hepatite crônica B, em pacientes não-cirróticos e em pacientes cirróticos com doença do fígado compensada e com evidência de multiplicação viral e inflamação do fígado.

Além disso, também pode ser usado isolado ou em combinação com ribavirina, para o tratamento de hepatite crônica C em pacientes não-cirróticos e em pacientes cirróticos com doença do fígado compensada ou que também estejam coinfetados com HIV, mas clinicamente estáveis. A combinação de Pegasys e ribavirina está indicada a pacientes sem tratamento prévio ou que falharam ao tratamento prévio com alfainterferona, combinada ou não à terapia com ribavirina.

Posologia

Como usar?

A administração de Pegasys deve ser realizada via subcutânea e limitada ao abdome e à coxa.

A dose recomendada de Pegasys para hepatite crônica B HBeAg-positiva e HBeAg-negativa é de 180 mcg, uma vez por semana. A duração recomendada da terapia é de 48 semanas.

A dose recomendada de Pegasys isolado ou em combinação com ribavirina, em pacientes virgens de tratamento, é de 180 mcg, uma vez por semana. A ribavirina deve ser administrada por via oral, junto com a alimentação, quando for associada a Pegasys.

A duração da terapia combinada com ribavirina para hepatite crônica C pode ser ajustada a critério médico, dependendo do tipo de vírus que está infectado, da resposta ao tratamento e se a pessoa já foi tratada anteriormente.

Em caso de Hepatite crônica C em pacientes com falha ao tratamento prévio, a dose recomendada de Pegasys em combinação com ribavirina é 180 mcg, uma vez por semana. A duração recomendada de terapia é de 72 semanas em pacientes com genótipo 1 ou 4, e de 48 semanas para pacientes com genótipo 2 ou 3.

Em casos de Coinfecção HCV-HIV, a dose recomendada de Pegasys isolado ou em combinação com 800 mg/dia de ribavirina é de 180 mcg, uma vez por semana durante 48 semanas, independentemente do genótipo.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são:

Hepatite crônica B: febre, dor muscular, dor de cabeça, cansaço, queda de cabelo, falta de apetite, fraqueza, dor nas articulações, irritação no local da injeção, insônia, calafrio, tontura, enjoo, diarreia, coceira, emagrecimento, depressão, dor abdominal, irritabilidade, ansiedade, diminuição da concentração, tosse, falta de ar, pele seca, dor e irritação da pele.

Hepatite crônica C: cansaço, dor de cabeça, dor muscular, febre, calafrio, insônia, enjoo, queda de cabelo, irritabilidade, dor nas articulações, perda de apetite, irritação no local da injeção, depressão, coceira, tontura, fraqueza, diarreia, irritação e secura da pele, dor abdominal, falta de ar, diminuição da concentração, dor, ansiedade, tosse e emagrecimento.

Coinfecção HCV-HIV: febre, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, fraqueza, náuseas, perda de apetite, depressão, insônia, emagrecimento, diarreia, dor nas articulações, calafrios, irritabilidade, queda de cabelo, irritação no local da injeção, ansiedade, tontura, falta de ar, dor abdominal, coceira, pele seca, tosse, diminuição da concentração e irritação da pele.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Pegasys não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade conhecida às alfainterferonas, a produtos derivados de Escherichia coli, ao polietilenoglicol ou a qualquer componente do produto, pessoas com hepatite autoimune, com cirrose descompensada ou pacientes cirróticos co-infectados com HCV e HIV na classificação de gravidade de Child-Pugh≥ 6, exceto se devido somente à hiperbilirrubinemia indireta causada por medicamentos como atazanavir e indinavir.

A segurança e eficácia deste produto não foram estabelecidas em pessoas com idade inferior a 18 anos. Não se deve usar este medicamento em crianças com menos de 3 anos de idade.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Os tratamentos com Pegasys e Pegasys mais ribavirina podem estar associados à redução dos glóbulos brancos, plaquetas e glóbulos vermelhos.

Assim como outras alfainterferonas, rejeições de transplante de fígado e rim têm sido reportadas com o uso de Pegasys.

O aparecimento de febre após o uso de Pegasys pode estar relacionado ao tratamento, mas também pode ser sinal de infecção, que pode ser grave e que necessita de tratamento imediato. Deve-se avisar o médico caso ocorra febre durante o tratamento.

Este medicamento não deve ser usado por grávidas ou lactantes sem orientação médica.

Pacientes que desenvolvem tontura, confusão, sonolência ou cansaço, devem ser avisados para evitar dirigir ou operar máquinas.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Pegasys é um remédio que apresenta atividades antivirais, ou seja, combate ou destrói os vírus, e antiproliferativas, o que significa que impede a multiplicação viral.

O tempo estimado para o início da ação farmacológica de Pegasys é entre 24 e 36 horas após sua aplicação.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os efeitos colaterais causados por superdosagem foram cansaço, elevação das enzimas do fígado, diminuição no número de glóbulos brancos e plaquetas compatíveis com terapia com alfainterferona.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, deve-se procurar rapidamente socorro médico.

Composição

Cada seringa preenchida de 0,5 mL de Pegasys 180 µg contém:

Alfapeginterferona 2a*__________________________180 mcg

Excipientes_______________________________q.s.p. 0,5 mL

* Alfainterferona 2a recombinante produzida por engenharia genética a partir da Escherichia coli e conjugada com o bis-monometoxipolietilenoglicol com peso molecular de 40 KD.

(Excipientes: cloreto de sódio, polissorbato 80, álcool benzílico, acetato de sódio tri-hidratado, ácido acético, água para injetáveis).

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 7720 289

Dizeres legais:

MS-1.0100.0565 | Farm. Resp.: Tatiana Tsiomis Díaz - CRF-RJ nº 6942

< Pedialyte 90 < Pegasys injetável > Pentasa 500 >
publicidade