Pant

Atualizado em: Maio 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Pant 5% contém minoxidil e é indicado no tratamento da alopecia androgênica em homens adultos.

Posologia

Como usar?

Não é necessário lavar os cabelos antes de usar o Pant 5%. Se os cabelos forem lavados antes da aplicação, não se deve utilizar xampu com silicone.

O Pant deve ser aplicado apenas quando o cabelo e o couro cabeludo estiverem perfeitamente secos e deve-se esperar pelo menos quatro horas após a aplicação, para lavar os cabelos novamente.

A dose recomendada é de 1 mL no couro cabeludo, sobre a área calva e áreas circunvizinhas, duas vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada.

Veja de que outras formas se pode usar o minoxidil.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Embora seja raro, os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso de Pant são o crescimento não desejado de cabelos fora do couro cabeludo, reação alérgica local, coceira, pele seca, descamação do couro cabeludo e aumento da perda de cabelos.

Esse aumento temporário de perda de cabelo geralmente ocorre de duas a seis semanas após o início do tratamento e diminui dentro de algumas semanas. Caso persista por mais de duas semanas, deve-se descontinuar o uso de Pant 5% e procurar um médico.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não deve ser usado em pessoas que tenham reação alérgica a qualquer componente da fórmula.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Pant não deve ser usado na pele ou couro cabeludo inflamados, vermelhos, irritados, doloridos ou sob condições como queimaduras solares ou dermatites.

Este remédio não é recomendado nos casos de perda repentina ou fragmentada de cabelos, nos casos de calvície completa ou perda completa dos cabelos do corpo inteiro e nos casos em que a queda de cabelos é devido ao uso de algum medicamento, deficiências alimentares, quimioterapia, doenças ou situações que causem danos ao couro cabeludo.

Se ocorrer ingestão acidental, o médico deve ser imediatamente avisado.

Este medicamento contém álcool, que pode causar ardência, queimação e irritação nos olhos. No caso de contato acidental com os olhos, pele machucada e mucosas, deve-se lavar a região afetada com grande quantidade de água fria corrente. Se a irritação continuar, deve-se ir ao médico.

Não se deve inalar o spray nem aplicar o produto enquanto se estiver fumando ou na presença de fontes incandescentes.

Não se deve usar este medicamento em conjunto com outros medicamentos de uso local, como, por exemplo, a tretinoína e a antralina, pois nesse caso a absorção do Pant 5% pode ser aumentada.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Pant 5% pode reverter o processo de queda de cabelos em portadores de calvície hereditária, quando aplicado localmente.

São necessários no mínimo dois meses de aplicação de Pant 5%, duas vezes ao dia, para que se evidencie o crescimento capilar esperado.

O tempo necessário para que sejam alcançados os melhores resultados e quantidade de cabelo que crescerá novamente varia de pessoa para pessoa.

Composição

Cada mL da solução capilar de Pant contém:

Minoxidil_______________________________________50 mg

Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL

(Excipientes: álcool etílico, propilenoglicol e água purificada).

Laboratório

Aché

 - SAC 0800 701 6900

Dizeres legais:

MS - 1.0573.0487 | Farmacêutica Responsável: Gabriela Mallmann - CRF-SP 30.138

publicidade