Oxandrolona
Indicação
Para que serve?
Oxandrolona é indicado para tratar a Síndrome de Turner, falhas no crescimento físico, hepatite alcoólica aguda, moderada ou grave e para a má nutrição calórica proteica moderada.
Posologia
Como usar?
Geralmente, a dose recomendada de Oxandrolona para adultos é de 2,5 mg a 20 mg, divididas em 2 a 4 doses por dia, e o tratamento deve durar cerca de 4 semanas consecutivas.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
Alguns dos efeitos colaterais de Oxandrolona incluem virilismo, irritação na bexiga, sensibilidade ou dores nos seios, ginecomastia, priapismo, acne, disfunção hepática, diminuição dos fatores da coagulação, hipercalcemia, leucemia, hipertrofia prostática, diarreia, alterações da libido e alterações do ciclo menstrual.
Contraindicações
Quando não devo usar?
Oxandrolona está contraindicada para mulheres grávidas ou amamentando, pacientes com câncer de mama ou da próstata, comprometimento hepático grave, hipercalcemia ativa e para pacientes com nefrite.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
Oxandrolona é um composto sintético, derivado da testosterona, e os seus efeitos estão relacionados com a sua ligação ao receptor da testosterona. O receptor da testosterona atua ao nível celular de diversas maneiras, com ações anabolizantes, androgênicas e outras. Quando usado como anabólico, Oxandrolona estimula o apetite se houver uma dieta rica em proteínas e calorias. Quando usado como antianêmico, Oxandrolona aumenta a produção de eritropoietina e de hemoglobina, aumentando assim o volume das hemácias, e tem ação direta na medula óssea.
Oxandrolona aumenta a produção de proteínas musculares, principalmente actina e miosina, responsáveis pela contração dos músculos, e bloqueia o efeito destruidor de músculos após o exercício.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
Antes de usar Oxandrolona, deverá falar com o seu médico se tiver comprometimento cardíaco, hepático e renal ou se tiver historial de doenças coronarianas, diabetes mellitus e hipertrofia prostática.
Durante o tratamento com Oxandrolona, é recomendado que seja feita uma dieta rica e balanceada com proteínas e calorias.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Na bula de Oxandrolona não são referidos efeitos de superdosagem.
Interações Medicamentosas
Oxandrolona não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como adrenocorticóides, glicocorticóides, mineralocorticóides, corticotrofina, medicamentos ou alimentos com sódio, cumarínicos, indandiônicos, analgésicos, anti-inflamatórios não-esteróides, antidiabéticos orais, insulina ou com o anticoagulante varfarina.
Oxandrolona emagrece?
Oxandrolona pode atuar como anabolizante, ajudando a aumentar a massa muscular, o que pode levar a um aumento da queima de gordura corporal. Porém, não se trata de um suplemento indicado para emagrecer, e o seu uso só deve ser feito sobre indicação médica.
Laboratório
Embra Farma - Pharmaceutical Expertise
- Telf. (11) 2165 9259