Oxacilina

publicidade

Indicação

Para que serve?

Oxacilina é indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à Oxacilina sódica, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Oxacilina a utilizar e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico pois dependem da infecção a tratar e e da resposta individual do paciente ao tratamento.

Para adultos, geralmente as doses recomendadas variam de 250 a 1 g, administrados de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas, de acordo com indicação médica.

Para crianças, geralmente as doses recomendada é varia de 50 mg/kg/dia a 100 mg/kg/dia, de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas, de acordo com indicação médica.

Composição

Oxacilina por cada frasco-ampola contém:

Oxacilina Sódica _______________________________ 500 mg

- Sob a forma de sal sódico monoidratado

Oxacilina por cada ampola de diluente contém:

Água para injeção, estéril e apirogênica ​_______________ 5 ml

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Oxacilina é uma penicilina semi-sintética, que apresenta uma ação bactericida contra bactérias sensíveis à Oxacilina.

A Oxacilina exerce a sua ação bactericida ligando-se a proteínas que se localizam na membrana citoplasmática da bactéria, o que conduz a uma perda de resistência e de rigidez da parede celular, ocorrendo assim a destruição da bactéria.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Oxacilina deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, as doses de Oxacilina nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Oxacilina​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Oxacilina está contraindicado para pacientes com alergia à Oxacilina sódica, a outras penicilinas ou a outros componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Oxacilina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, se tiver outros problemas de saúde ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Oxacilina pode ocorrer o crescimento de organismos não sensíveis à Oxacilina sódica, que podem causar infecções secundarias indesejadas.

Durante o tratamento com Oxacilina, caso apresente diarreia após a administração do medicamento, deve consultar o médico logo que possível.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Oxacilina podem incluir urticária, coceira, inchaço na pele, cara, boca ou olhos, dificuldade em respirar causada por espasmos da garganta e pulmões, tensão baixa, febre ou morte.

Interações Medicamentosas

Oxacilina não deve ser administrada em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, probenecida ou juntamente com aminoglicosídeos.

Laboratório

Teuto Brasileiro

 - SAC: 0800 621 800

Oxacilina também pode ser conhecida comercialmente como Staficilin-N e outro antibiótico com o mesmo principio ativo pode ser o Oxapen.

Dizeres Legais:

M.S.: 1.0270.0119 ​
Farm. Resp.: Dr. Celso C. Hojaij

< Ovestrion < Oxacilina > Oxandrolona >
publicidade