Otrivina

publicidade

Indicação

Para que serve?

Otrivina é um descongestionante nasal que alivia rapidamente o entupimento nasal, fazendo com que você respire com mais facilidade. A fórmula umectante de Otrivina contém ingredientes suavizantes que ajudam na prevenção do ressecamento e a irritação da mucosa nasal. Otrivina é indicada para o tratamento da obstrução nasal causada por resfriados, febre do feno (doença causada pela aspiração de certos tipos de poeiras) ou outras rinites e sinusites alérgicas. Também pode ser usada em infecções nos ouvidos para ajudar a descongestionar a mucosa nasofaríngea, ou ser utilizado pelo seu médico durante o exame do nariz.

Conheça outros remédios usados para tratar a sinusite.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Otrivina é contra-indicada nos casos de alergia a qualquer um dos ingredientes, cirurgia transnasal, em cirurgia com exposição da dura-máter, hipofisectomia
transesfenoidal e nos casos de glaucoma de ângulo estreito. Nos casos de rinite ou coriza crônicas, um médico deverá ser consultado. Otrivina 0,1% é contra-indicada para crianças com menos de 12 anos de idade. Para crianças menores de 12 anos, utilizar Otrivina 0,05%.

Posologia

Como usar?

A fim de se diminuir o risco de transmissão de infecção, o produto não deve ser utilizado por mais de uma pessoa, sendo que a ponta do tubo aplicador deve ser enxaguada com água após cada uso.
Otrivina gotas nasais 0,05%: administrar 1 ou 2 gotas da solução, a cada 8 a 10 horas. Não exceda um total de 3 aplicações diárias em cada narina.

Otrivina gotas nasais 0,1%: administrar de 2 a 3 gotas do medicamento, quando necessário, até 3 vezes ao dia, a cada 8 a 10 horas. Não ultrapassar a dose recomendada.

Para obter uma aplicação adequada do produto, deve-se assoar o nariz. O paciente deve inclinar a cabeça ligeiramente para trás se estiver em pé ou sentado. Se estiver deitado, pender a cabeça sobre um dos lados. Colocar a extremidade do frasco próximo a cada narina e pressioná-lo até gotejar. Para garantir a boa distribuição de Otrivina no nariz, deve-se manter a cabeça inclinada por alguns minutos após a aplicação. A solução deve ser aplicada nas duas narinas. 22 gotas = 1 mL = 1 mg de cloridrato de xilometazolina.

Otrivina gel nasal: até 3 vezes ao dia, a cada 8 a 10 horas. Não ultrapassar a dose recomendada.

O paciente deve assoar o nariz e aplicar uma pequena quantidade de gel tão profundamente quanto possível em cada narina. É recomendável fazer a última aplicação um pouco antes de se deitar. Otrivina gel nasal é particularmente apropriada para o uso em resfriados que levam à formação de crostas no nariz. Após aberta a bisnaga (gel), o conteúdo somente pode ser utilizado durante um mês. Respeite sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Em caso de dúvida, procure a orientação de um médico.

O que fazer se uma dose for esquecida?
Se você se esquecer de aplicar Otrivina e se lembrar dentro de um período de 1 hora da dose esquecida, use o produto imediatamente. Entretanto, se você não se lembrar até este período, ignore a dose esquecida e retome o seu esquema normal de posologia. Não faça dosagens duplas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Otrivina é geralmente bem tolerada. Assim como outros medicamentos, algumas vezes podem ocorrer efeitos indesejáveis em algumas pessoas. Ocasionalmente podem ocorrer sensação de queimação local, irritação ou ressecamento da mucosa nasal, náusea, dor de cabeça. Raramente podem ocorrer reações alérgicas (erupção cutânea, coceira), alteração da visão, batimento cardíaco irregular ou acelerado. Nestes casos, ou se você apresentar outro efeito indesejável não mencionado, interrompa o uso de Otrivina e procure um médico imediatamente.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Consulte um médico antes de usar Otrivina se:
• Você possui pressão sangüínea elevada, doença do coração, tireóide superativa, ou diabetes.

• Ocorrer intensificação dos distúrbios do sono, tontura, tremor em pacientes muito sensíveis.

Assim como outros descongestionantes nasais, Otrivina não deve ser utilizada por mais que 3 dias consecutivos. O uso de Otrivina em doses superiores à recomendada ou por um período maior, aumenta a probabilidade de reações adversas, entre elas: irritação da mucosa nasal, sintomas de queimação, secura e/ou dor local; também podem ocorrer secura da boca, olhos e garganta. O uso abusivo de Otrivina pode levar à congestão de rebote ou rinite medicamentosa (entupimento do nariz). Neste caso, esta rinite provocada pelo medicamento tende a ser mais severa que a rinite inicial e a não melhorar com o uso adequado do medicamento, fazendo com que o paciente use doses maiores que as recomendadas e se sinta dependente da medicação. Pessoas que usam lente de contato devem ter cuidado ao utilizar Otrivina, pois este medicamento pode provocar ressecamento dos olhos. Caso isto ocorra, suspender o uso concomitante da lente com a medicação. Não utilize Otrivina 0,05% em crianças com menos de 2 anos sem antes consultar o médico.

Não use Otrivina durante a gravidez ou amamentação, a menos que tenha sido recomendada por um médico. É recomendável que você procure um médico caso ocorra gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término, ou se você estiver amamentando. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental ou uso indevido, procure um médico imediatamente.

Composição

Cada 100 mL de solução 0,1% contém 0,1 g de cloridrato de xilometazolina.

Cada 100 mL de solução 0,05% contém 0,05 g de cloridrato de xilometazolina.

Excipientes: cloreto de benzalcônio, EDTA sódico, sorbitol, hidroxipropilmetilcelulose, fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, cloreto de sódio e água purificada.

Cada 100 g do gel contém 0,1 g de cloridrato de xilometazolina.

Excipientes: cloreto de benzalcônio, EDTA sódico, hidroxipropilmetilcelulose, sorbitol, fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, cloreto de sódio,
perfume, estearato de gliceril polioxietilenoglicol e água purificada.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Conservar a embalagem bem fechada, em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). A solução nasal apresenta-se sob a forma de solução límpida e incolor. O gel nasal apresenta aspecto de gel transparente, incolor e homogêneo; após aberta a bisnaga, o gel nasal só poderá ser usado durante 1 mês. Qualquer alteração na coloração do produto representa degradação do medicamento, que deverá ser descartado.

A data de validade está impressa no cartucho. Este produto tem validade de 36 meses a contar da data de fabricação. Não utilize o produto após a data de validade.

Apresentação

Gotas nasais (solução nasal) a 0,5‰ (0,05%) ou 1‰ (0,1%). Frasco plástico gotejador contendo 15 mL.

Gel nasal a 1‰ (0,1%). Bisnaga contendo 10 gramas.

Otrivina Gotas nasais a 0,5‰ (0,05%): USO PEDIÁTRICO
Otrivina Gotas nasais a 1‰ (0,1%) e Otrivina Gel nasal: USO ADULTO (ACIMA DE 12 ANOS)

Interações Medicamentosas

Consulte seu médico antes de usar Otrivina caso você esteja fazendo uso de antidepressivos, pois pode provocar um aumento da pressão sanguínea.

Informações Legais

Reg. MS - 1.0068.0084
Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira - CRF-SP 23.873
SAC: 0800 775 8181

Laboratório

Fabricado por
Novartis Biociências S.A.

Av. Ibirama, 518 - Complexos 441/3 - Taboão da Serra - SP
CNPJ 56.994.502/0098-62
Indústria Brasileira

< Otosporin < Otrivina > Ovestrion >
publicidade