Otezla

publicidade

Indicação

Para que serve?

É indicado para aliviar os sintomas da psoríase, moderada a grave, e da artrite psoriática, após ter feito tratamento anterior sem resultados na redução da doença.

Posologia

Como usar?

A dose deve ser aumentada gradualmente, sendo fornecida uma embalagem com comprimidos na dose recomendada e com diferentes cores, de acordo com a tabela:

DiaDose da manhãDose da noiteDose total
Dia 110 mg (rosa)-10 mg
Dia 210 mg (rosa)10 mg (rosa)20 mg
Dia 310 mg (rosa)20 mg (marrom)30 mg
Dia 420 mg (marrom)20 mg (marrom)40 mg
Dia 520 mg (marrom)30 mg (bege)50 mg
Dia 630 mg (bege)30 mg (bege)60 mg

A partir do dia 7 a dose recomendada é de 60 mg, dividida em duas tomas, 30 mg de manhã e 30 mg à noite, com intervalo de aproximadamente 12 horas, com ou sem alimentos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais incluem diarreia, náusea, tosse, dores nas costas, vômitos, cansaço excessivo, dor de estômago, perda de apetite, dificuldade em dormir, sensação de queimação no estômago, vermelhidão e coceira na pele.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado por crianças com menos de 18 anos ou mulheres que estejam a amamentar ou grávidas. É também contraindicado em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Otezla tem na sua composição Apremilast, que atua no organismo impedindo que uma substância produzida no corpo cause a inflamação responsável pelo aparecimento dos sintomas associados à psoríase ou artrite psoriática.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

No caso de existir problemas de rins, a dosagem deve ser reduzida para 30 mg, uma vez ao dia, de acordo com a indicação do médico. A utilização de outros medicamentos para tratamento da epilepsia ou antibióticos deve ser comunicada ao médico para avaliar possíveis interações.

Existe um açúcar chamado lactose na fórmula do remédio e, por isso, pessoas com intolerância a lactose devem informar o médico antes de iniciar o tratamento.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de se tomar dose superior à indicada deve-se consultar imediatamente o médico.

Composição

Otezla contém em cada comprimido:

Apremilast​ _______________________10 mg, 20 mg e 30mg

Excipientes ______________________________ comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, lactose monohidratada, croscarmelose sódica e estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio (E171), macrogol, talco, óxido de ferro vermelho (E172), óxido de ferro amarelo (E172), óxido de ferro preto (E172)).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser conservado em temperatura ambiente entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da luz e umidade, até à data de validade indicada na embalagem.

Laboratório

Celgene

< Osteotrat < Otezla > Oto-biotic >
publicidade