Osteotrat

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Osteotrat é um medicamento indicado para o tratamento e prevenção da osteoporose em mulheres no período pós-menopausa, para reduzir o risco de fraturas vertebrais e não-vertebrais.

Além disso, também é indicado para o tratamento da osteoporose em homens com alto risco de fraturas e da osteoporose estabelecida em mulheres no período pós-menopausa, para reduzir o risco de fraturas de quadril.

Posologia

Como usar?

O alimento pode interferir na absorção do risedronato sódico. Para assegurar a adequada absorção, deve ser administrado no mínimo 30 minutos antes da primeira refeição, outra medicação ou bebida do dia. Caso o paciente opte por tomar o medicamento em outro horário, deve aguardar 2 horas sem ingerir qualquer alimento ou líquido, exceto água antes e após a toma do medicamento.

A água é a única bebida que deve ser tomada com risedronato sódico. Algumas águas minerais possuem alta concentração de cálcio e outros minerais, portanto, não devem ser utilizadas. O paciente deve ficar em pé ou sentado e ingerir o comprimido com quantidade suficiente de água, pelo menos 120 mL, para facilitar o transporte até o estômago e não deve deitar por 30 minutos após a ingestão de risedronato sódico.

A dose recomendada é de 1 comprimido de 35 mg, uma vez por semana, por via oral. O comprimido deve ser tomado no mesmo dia de cada semana.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Osteotrat são dor de cabeça, prisão de ventre, má digestão, náusea, dor abdominal, diarreia e dor nos músculos, ossos e articulações.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Osteotrat não deve ser utilizado em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, com diminuição da concentração de cálcio no sangue e com insuficiência dos rins severa.

Além disso, este medicamento também não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Alimentos e bebidas que contenham cálcio, magnésio, ferro e alumínio, podem interferir na absorção do medicamento e, por isso, não devem ser administrados simultâneamente com o Osteotrat.

Em pessoas com antecedentes de alteração esofágica que retardam o trânsito ou o esvaziamento esofágico ou que são incapazes de permanecer em posição ereta por pelo menos 30 minutos após a ingestão do comprimido, o risedronato deve ser utilizado com especial cautela devido à experiência clínica limitada.

Caso a pessoa sinta dificuldade ou dor para engolir, dor atrás do peito ou azia, deve procurar atendimento médico quanto antes.

Durante o tratamento, se possível, devem-se evitar procedimentos dentários invasivos.

O médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a tomar.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Osteotrat é um medicamento à base de risedronato sódico, que inibe a perda de material ósseo e preserva a mineralização do osso.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem, a pessoa deve ir imediatamente ao médico fazendo-se acompanhar pela bula do medicamento.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

Risedronato sódico*______________________________35 mg

*(equivalente a 32,5 mg de ácido risedrônico)

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, talco, corante óxido de ferro vermelho, corante óxido de ferro amarelo e dióxido de titânio).

Laboratório

Aché

 - SAC 0800 701 6900

Dizeres Legais:

M.S. 1.0573.0418 | Farmacêutica Responsável: Gabriela Mallmann - CRF-SP nº 30.138

< Osteonutri < Osteotrat > Otezla >
publicidade