Ongentys

Opicapona



Indicação

Para que serve?

É indicado para tratar a doença de Parkinson e problemas de movimento associados à doença, como o tremor.

Posologia

Como usar?

Tomar 50 mg uma vez por dia, de preferência à hora de deitar. Deve-se tomar pelo menos uma hora antes ou uma hora depois de se tomar a levodopa.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais frequentes são movimentos musculares incontroláveis, prisão de ventre, dor abdominal, boca seca, vômitos, tonturas, dores de cabeça, sonolência, dificuldade em adormecer, aumento de batimentos cardíacos, descida da pressão arterial ou desmaio.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado em crianças e adolescentes com menos de 18 anos, mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e por pessoas que têm alergia a qualquer componente da fórmula.

No caso de existir história de câncer nas glândulas suprarrenais, síndrome neuroléptica maligna ou perturbação muscular rara chamada rabdomiólise também não se deve tomar este remédio.

Farmacocinética

Como funciona?

Ongentys contém na sua fórmula opicapona, uma substância que aumenta os efeitos da levodopa, um remédio muito usado para aliviar os sintomas da Doença de Parkinson e outros problemas do movimento.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

No caso de existir problemas de fígado graves ou perda de apetite, perda de peso e cansaço fácil, a toma deste remédio deve ser avaliado pelo médico.

Durante o tratamento deve-se evitar dirigir automóveis ou máquinas, uma vez que podem surgir tonturas ou sonolência.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de superdosagem, deve-se ir ao hospital com urgência uma vez que podem surgir sintomas graves como movimentos incontroláveis, espasmos musculares ou tonturas.

Composição

Cada comprimido contém:

Opicapona _________________________________ 25 mg

Excipientes ____________________________ comprimido

(Excipientes: lactose monohidratada, carboximetilamido sódico (Tipo A), amido de milho pré-gelificado e estearato de magnésio).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser conservado à temperatura ambiente, entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da luz e umidade, até à data de validade indicada na embalagem.

Laboratório

Bial

- Telf.: 00 351 22 986 61 00 (Portugal)

< One-a-day 50+ < Ongentys > Onglyza >
publicidade