Omeprazol



Indicação

Para que serve?

Omeprazol é indicado no tratamento de casos em que ocorra uma produção excessiva de ácido no estômago, como úlceras no estômago e intestinos, refluxo gastroesofágico ou doença de Zollinger-Ellison, e no tratamento de úlceras associadas a infecções causadas pela bactéria Helycobacter pylori, em adultos e crianças. Além disso, também é indicado no tratamento da dispepsia e pode ser utilizado para prevenir sangramento do trato gastrintestinal superior em pacientes gravemente doentes.

Farmacocinética

Como funciona?

Omeprazol é um composto que atua no organismo inibindo uma enzima localizada na parede do estômago, diminuindo assim a quantidade de ácido produzida. Deste modo, Omeprazol pode ser utilizado no tratamento de casos ou doenças onde ocorra uma produção excessiva de ácido no estômago.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Omeprazol está contraindicado para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

publicidade

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada de Omeprazol varia entre os 10 mg e os 20 mg, administrados antes do café da manhã e durante um período que pode ir da toma única até as 4 semanas de tratamento. A dose recomendada e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico, pois vão depender do problema a tratar e da idade e resposta individual do paciente.

As cápsulas de Omeprazol devem ser engolidas juntamente com um copo de água, imediatamente antes das refeições e de preferência logo pela manhã. Caso seja necessário, as cápsulas podem ser abertas, e o seu conteúdo pode ser misturado com água ou suco para facilitar a ingestão do remédio.

De acordo com indicação médica, Omeprazol pode ser administrado sozinho ou em conjunto com outros remédios antiácidos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Omeprazol​ mais comuns podem incluir dor de cabeça, diarreia, prisão de ventre, dor abdominal, náusea, gases, vômito, refluxo, infecção respiratória, tontura, erupção na pele, fraqueza excessiva, dor nas costas ou tosse.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Omeprazol, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver historial de alergias a outros medicamentos, a alimentos, corantes, conservantes ou a animais, tiver historial de doenças ou problemas no fígado, diabetes ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Omeprazol tem na sua composição o corante amarelo de Tartrazina, que em alguns casos pode causar reações de natureza alérgica, como asma brônquica, especialmente em pacientes com alergia ao ácido acetilsalicílico.

O tratamento com Omeprazol​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Omeprazol​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Omeprazol podem incluir visão embaçada, confusão, sonolência, boca seca, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, dor generalizada, dor de cabeça, suor excessivo, náusea ou vômito.

Composição

Omeprazol 10 mg por cada cápsula contém:

Omeprazol ____________________________________ 10 mg

Excipiente __________________________________ 1 cápsula

(Excipientes: lactose, glicose monoidratada, núcleo de amido e sacarose, ortofosfato hidrogenado dissódico, laurilsulfato de sódio, hipromelose, manitol, ftalato de hipromelose, álcool cetílico e ftalato de dietila).

Omeprazol 20 mg por cada cápsula contém:

Omeprazol ____________________________________ 20 mg

Excipiente _________________________________ 1 cápsula

(Excipientes: lactose, glicose monoidratada, núcleo de amido e sacarose, ortofosfato hidrogenado dissódico, laurilsulfato de sódio, hipromelose, manitol, ftalato de hipromelose, álcool cetílico e ftalato de dietila).

Omeprazol 40 mg por cada cápsula contém:

Omeprazol ____________________________________ 40 mg

Excipiente _________________________________ 1 cápsula

(Excipientes: lactose, glicose monoidratada, núcleo de amido e sacarose, ortofosfato hidrogenado dissódico, laurilsulfato de sódio, hipromelose, manitol, ftalato de hipromelose, álcool cetílico e ftalato de dietila).

Interações Medicamentosas

Omeprazol não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como atazanavir, clorazepato, delavirdine, metotrexato ou juntamente com álcool ou tabaco.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Omeprazol deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte, pois as doses de Omeprazol nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Omeprazol faz mal?

Não, quando tomado sob indicação médica Omeprazol não faz mal. Porém, em alguns casos, podem verificar-se alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça, diarreia ou vômito.

Laboratório

Medley

- SAC: 0800 7298000.

Omeprazol também pode ser conhecido comercialmente como Losec Mups e outros medicamentos antiácidos podem ser Ranitidina, Antak ou Sonrisal.

Dizeres Legais:

Ms: 1.5584.0419​
Farm. Resp.: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho

< Omeprasec < Omeprazol > Omeprotec >
publicidade