Ocrevus

Ocrelizumabe | Atualizado em: Julho 2018



publicidade

Indicação

Para que serve?

O Ocrevus é um remédio indicado para o tratamento de pessoas com formas recorrentes de esclerose múltipla e de pacientes com esclerose múltipla primária progressiva.

Posologia

Como usar?

Após diluição, o medicamento é administrado em infusão intravenosa sob supervisão de um profissional de saúde e com acesso a suporte médico adequado para tratar reações severas. Deve-se diluir o medicamento em cloreto de sódio 0,9%. Antes da aplicação, poderá ser feita uma pré-medicação para evitar reações relacionadas à infusão, que pode incluir corticoides, antialérgicos e medicação para a febre.

A dose inicial de 600 mg é administrada na forma de duas infusões intravenosas separadas, a primeira como uma infusão de 300 mg seguida 2 semanas depois por uma segunda infusão de 300 mg.

As doses subsequentes de Ocrevus após dose inicial, são administradas em uma infusão única intravenosa de 600mg a cada 6 meses.

Em caso de perda ou adiamento da dose de Ocrevus, a dose deve ser administrada assim que possível e não deverá aguardar até a próxima dose planejada. Um intervalo mínimo de 5 meses deve ser mantido entre cada dose.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas mais comuns que foram observadas em pacientes com formas recorrentes da esclerose múltipla submetidos ao tratamento com Ocrevus, foram infecções do trato respiratório superior, reações à infusão, depressão, infecções do trato respiratório inferior, dor nas costas, infecções associadas ao vírus do herpes e dor nas extremidades.

As reações adversas que foram observadas em pacientes com esclerose múltipla primária progressiva submetidos ao tratamento com Ocrevus foram infecções do trato respiratório superior, reações à infusão, infecções cutâneas, infecções do trato respiratório inferior, tosse, diarreia, edema periférico, infecções associadas ao vírus do herpes.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser usado em pessoas que tenham uma infecção ativa por HBV, histórico de reação à infusão de risco à vida ao Ocrevus ou que tenham hipersensibilidade conhecida a ocrelizumabe ou qualquer de seus excipientes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Ocrevus está associado com reações à infusão, que embora possam ocorrer em qualquer infusão, são mais comuns na primeira e no período de 24 horas depois do término da infusão. Também pode ocorrer alergia, que pode ser muito parecida. Nestes casos, pode ser necessário interromper a infusão ou abandonar o tratamento definitivamente.

Caso a pessoa esteja com uma infecção ativa, tem que adiar a administração até que a infecção seja solucionada.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, que pretendam engravidar ou que estejam amamentando.

A segurança e a eficácia deste medicamento não foram estudadas em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade nem em idosos com idade igual ou maior que 65 anos.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Ainda não se sabe ao certo como Ocrevus exerce seu efeito terapêutico na esclerose múltipla, porém, pensa-se que sua ligação ao receptor CD20, que é um receptor de superfície do linfócito B, modulando então a ação do sistema imunológico do paciente com esclerose múltipla.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não existe um nenhum antídoto específico para o caso se superdose.

A infusão deve ser interrompida imediatamente e o paciente deve ser observado para ver se aparecem sintomas de reação relacionada à infusão, que devem ser tratados.

Composição

Cada frasco de 10 mL contém:

Ocrelizumabe__________________________________300 mg

Excipientes________________________________q.s.p. 10 mL

(Excipientes: acetato de sódio trihidratado, ácido acético glacial, alfa-alfa trealose dihidratada, polissorbato 20 e água para injetáveis).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

O Ocrevus deve ser conservado sob refrigeração entre 2-8ºC.

Manter o frasco-ampola dentro do cartucho para proteger da luz. Não congelar. Não agitar.

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 7720 289

Dizeres legais:

MS – 1.0100.0666 | Farm. Resp.: Tatiana Tsiomis Díaz - CRF-RJ nº 6942

publicidade