Nuvaring

publicidade

Indicação

Para que serve?

Nuvaring é um anel vaginal usado como anticoncepcional.

Posologia

Como usar?

O Nuvaring deve ser inserido da seguinte forma:

  1. Antes de inserir o anel, verificar se ele não está fora do prazo de validade;
  2. Lavar bem as mãos antes de inserir ou retirar o anel;
  3. Escolher a posição para inserção mais confortável, por ex., em pé com uma das pernas levantada, agachada ou deitada;
  4. Remover o Nuvaring do sache;
  5. Segurar o anel entre o polegar e dedo indicador e pressionar o anel até que os dois lados fiquem juntos para que possa ser colocado na vagina. Quando Nuvaring estiver no lugar, este não se deve sentir. Caso isso aconteça, deve-se empurrar o anel delicadamente um pouco mais para dentro da vagina;
  6. Após 3 semanas, no mesmo dia e à mesma hora, deve-se remover Nuvaring da vagina, enganchando o dedo indicador sob o anel, ou segurando o anel entre os dedos indicador e médio e puxando-o para fora;
  7. O anel utilizado deve ser colocado de volta no sachê em que foi comprado e descartado no lixo comum.

Contando a partir do dia da colocação, o anel vaginal deve permanecer no lugar, sem interrupções, por 3 semanas.

É aconselhável verificar regularmente se o anel ainda está colocado na vagina.

Um novo anel deve ser inserido exatamente após o intervalo de uma semana, no mesmo dia da semana e aproximadamente no mesmo horário, mesmo que a menstruação ainda não tenha terminado. Caso o novo anel seja inserido mais de 3 horas após o horário habitual de colocação, sua eficácia anticonceptiva poderá ser reduzida.

Quando colocar o primeiro anel

O anel vaginal deve ser inserido pela primeira vez no 1º dia da menstruação e deve ser deixado no lugar durante 3 semanas seguidas. Depois deve ser retirado, fazendo-se uma pausa de uma semana sem o anel, que é o intervalo em que ocorre a menstruação.

  • Sem for utilizado um anticoncepcional hormonal durante o último mês: Inserir o primeiro Nuvaring no primeiro dia do ciclo menstrual. Não é necessário utilizar nenhuma outra precaução anticoncepcional. O anel também pode ser inserido entre os dias 2 e 5 do ciclo, mas deve ser utilizado preservativo nos primeiros 7 dias.
  • Se foi utilizada uma pílula combinada durante o último mês: O Nuvaring deve ser utilizado, no máximo, no dia seguinte ao período sem comprimidos ativos do tratamento atual com pílula.
  • Se foi utilizado um adesivo transdérmico durante o último mês. O Nuvaring deve ser colocado, no mais tardar, no dia seguinte ao intervalo sem o adesivo.
  • Se foi utilizada uma minipílula durante o último mês: Pode-se parar de tomar a minipílula em qualquer dia e inserir o anel no dia seguinte, no mesmo horário em que se tomaria a pílula. Durante os 7 primeiros dias de uso do anel, deve ser utilizado preservativo.
  • Se foi utilizado um anticoncepcional injetável, implante, ou DIU, durante o último mês: Começar a usar Nuvaring no dia em que se deveria tomar a próxima injeção ou no dia em que se remover o implante ou o DIU que libera progestagênio. Durante os 7 primeiros dias de uso do anel, deve ser utilizado preservativo.
  • Após o parto: o médico pode aconselhar a esperar até à primeira menstruação normal antes de começar a usar Nuvaring.

O que fazer se o anel for expelido acidentalmente da vagina:

O anel pode ser expelido acidentalmente da vagina se não tiver sido inserido adequadamente, ao remover um absorvente interno, durante a relação sexual, durante uma prisão de ventre ou se a pessoa tiver prolapso do útero. Se o anel ficar fora da vagina por menos de 3 horas, ele ainda a protege contra uma gravidez. Nesses casos, pode-se lavar o anel com água fria a morna e colocá-lo novamente. Se o anel ficar fora da vagina mais de 3 horas, ele pode não proteger contra a gravidez.

O que fazer se o anel ficar temporariamente fora da vagina:

  • Se o anel ficou fora da vagina por um período menor que 3 horas, ele ainda protege contra uma gravidez. Deve-se voltar a colocar o anel imediatamente.
  • Se o anel ficou fora da vagina por um período maior que 3 horas durante a 1° ou a 2° semana, ele pode não proteger contra uma gravidez. Deve-se voltar a colocar o anel na vagina assim que possível, deixando o anel na vagina sem interrupção por pelo menos 7 dias, utilizando presrvativo durante esse período. Se o anel ficou fora da vagina na primeira semana e ocorreram relações sexuais durante os últimos 7 dias, existe a possibilidade de gravidez.
  • Se o anel ficou fora da vagina por mais de 3 horas durante a 3° semana de uso, ele pode não proteger você contra gravidez. O anel deve ser descartado e deve ser seguida uma das opções: inserir um novo anel imediatamente, ou não inserir o anel e aguardar a primeira menstruação e inserir um novo anel no máximo 7 dias após ter sido retirado o anel anterior.

O que fazer se o anel quebrar:

Muito raramente, Nuvaring pode quebrar. Se isso acontecer, é provável que ocorra expulsão. Nesses casos, deve ser descartado e substituído por um novo anel assim que possível.

O que fazer se não ocorrer mesntruação por uma vez:

  • Se o Nuvaring foi utilizafo de acordo com as instruções e não foram tomados outros medicamentos, é muito pouco provável que tenha ocorrido uma gravidez, por isso, deve-se continuar a utilizar o anel normalmente. Entretanto, se não ocorrer mesntruação por duas vezes seguidas, há a possibilidade de ter ocorrido uma gravidez.
  • Se o Nuvaring não foi utilizado de acordo com as instruções, pode ter ocorrido uma gravidez.

Durante o uso de Nuvaring, algumas mulheres apresentam sangramentos vaginais inesperados entre as menstruações. Nestes casos, o anel deve continuar a ser usado normalmente. Se o sangramento irregular continuar, ficar mais intenso ou recomeçar, deve-se consultar o médico.

O que fazer para mudar o primeiro dia da menstruação:

Caso se deseje alterar o dia do início da menstruação, basta encurtar o intervalo sem o uso do anel, mas nunca aumentar.

O que fazer para atrasar a data de sua menstruação:

É possível atrasar amenstruação inserindo um novo anel imediatamente após a remoção do anel atual, não fazendo o intervalo sem o uso do anel entre os anéis.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterias mais comuns que podem ocorrer com o uso de Nuvaring são dor de cabeça, desconforto vaginal, expulsão do anel, desconforto durante a relação sexual e sensação de corpo estranho, aumento de peso, náusea, dores nas mamas, alterações de humor, cólicas menstruais, acne, diminuição da libido, dor abdominal e enxaqueca.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Nuvaring é contraindicado nas seguintes situações:

  • Histórico de trombose venosa;
  • Histórico de ataque cardíaco, derrame cerebral, ou uma condição que possa ser o primeiro sinal de um ataque cardíaco;
  • Fatores de risco para desenvolver um coágulo;
  • Doenças que afetem a coagulação do sangue;
  • Enxaqueca com aura;
  • Diabetes mellitus com lesão dos vasos sanguíneos;
  • Inflamação do pâncreas associada com altos níveis de gordura no sangue;
  • Doença grave no fígado e o fígado ainda não está funcionando normalmente;
  • Histórico de tumor benigno ou maligno no fígado;
  • Histórico de câncer de mama ou dos órgãos genitais;
  • Sangramento vaginal não explicado;
  • Alergia ao etinilestradiol ou etonogestrel, ou a qualquer outro componente da fórmula de Nuvaring.

Se qualquer uma dessas condições aparecer pela primeira vez durante o uso de Nuvaring, deve-se retirar imediatamente e consultar o médico. Enquanto isso, deve-se usar preservativo.

Nuvaring é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitem que possam estar.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Nuvaring destina-se a mulheres em idade fértil. Sua segurança e eficácia foram estabelecidas em mulheres com idade entre 18 e 40 anos.

Antes de iniciar o tratamento com este anel anticoncepcional, deve-se informar o médico se a pessoa tem alguém da família tem ou teve câncer de mama, se tem epilepsia, doença no fígado ou na vesícula, doença de Crohn ou colite ulcerativa, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome hemolítica urêmica, se tem uma condição que ocorreu pela primeira vez ou que piorou durante a gravidez ou uso prévio de hormônios sexuais, herpes gestacional, coreia de Sydenham, cloasma, prolapso do colo do útero, dor durante a relação sexual, se foi submetida a uma cirurgia ou se está de repouso por um período longo.

O uso de qualquer anticoncepcional hormonal combinado, incluindo Nuvaring, aumenta o risco da mulher de desenvolver uma trombose venosa, em comparação com as mulheres que não usam anticoncepcional hormonal combinado.

Sintomas de coágulos

O Nuvaring deve ser retirado e deve-se ir ao médico imediatamente se ocorrerem possíveis sinais de trombose ou embolia, tais como:

  • Dor não habitual eou inchaço em uma das pernas;
  • Dor intensa no peito que pode se irradiar para o braço esquerdo;
  • Falta de ar repentina;
  • Tosse repentina sem uma causa evidente;
  • Qualquer dor de cabeça não habitual, intensa ou de longa duração, ou piora de enxaqueca;
  • Perda de visão parcial ou total, ou visão dupla;
  • Dificuldade ou incapacidade de falar;
  • Tonturas ou desmaio;
  • Fraqueza, sensação estranha ou formigamento em qualquer parte do corpo.

Depois de uma trombose ou embolia, nem sempre a recuperação é completa. Muito ocasionalmente pode ocorrer incapacidade permanente grave, ou o episódio pode, ainda, ser fatal.

Em mulheres que usam os anticoncepcionais combinados durante longo tempo, o risco de apresentar câncer de colo de útero pode ser levemente mais elevado. Esse achado pode não ser causado pela própria pílula, mas pode estar relacionado ao comportamento sexual e a outros fatores.

Nuvaring na gravidez

Se a pessoa engravidar enquanto estiver usando Nuvaring, deve retirar o anel e informar o médico.

Geralmente, não se recomenda o uso de Nuvaring durante a amamentação. Se você deseja usar Nuvaring enquanto estiver amamentando, consulte o seu médico.

Interações

  • Medicamentos à base da planta Erva de São João podem impedir Nuvaring de funcionar adequadamente.
  • Nuvaring também pode interferir no funcionamento de outros medicamentos, tais como ciclosporina e o antiepiléptico lamotrigina.
  • Pode-se utilizar absorventes internos durante o uso de Nuvaring.
  • O uso de produtos espermaticidas ou espumas vaginais não reduzem a eficácia anticonceptiva de Nuvaring.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Nuvaring é um anel vaginal anticoncepcional usado para evitar a ovulação e por isso a gravidez.

Cada anel contém uma pequena quantidade de dois hormônios sexuais femininos, o etonogestrel e o etinilestradiol, que são liberados lentamente na circulação sanguínea, inibindo a liberação do óvulo pelos ovários.

O Nuvaring anel anticoncepcional engorda?

Um dos efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso do anel Nuvaring é o aumento do peso, por isso, algumas pessoas que usam este medicamento podem engoradar.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Se for inserido acidentalmente mais de um anel, pode ocorrer enjôo, vômitos e sangramento vaginal.

Composição

Nuvaring 11,7 mg + 2,7 mg:

Etonogestrel__________________________________11,7 mg

Etinilestradiol __________________________________2,7 mg

Excipientes________________________________q.s.p. 1 anel

(Excipientes: copolímero de etileno vinil acetato e estearato de magnésio).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Distribuidoras e farmácias devem conservar o produto em geladeira entre 2 e 8ºC.

Quando o produto é comprado, o farmacêutico responsável da farmácia deve anotar no cartucho a data da venda e a data limite para uso. O produto pode ser mantido em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC, por um período máximo de 4 meses após a compra na farmácia.

Laboratório

Schering Plough

Dizeres Legais:

MS 1.0171.0101- Farm. Resp.: Cristina Matushima – CRF-SP nº 35.496

< Nutrimaiz < Nuvaring > Ocrevus >
publicidade