Noripurum

Ferro, Ácido Fólico



Indicação

Para que serve?

Usado para tratar:

  • Anemia por falta de ferro ou ácido fólico;
  • Anemia da gravidez, do pós-parto e do período de amamentação, caracterizadas por diminuição de ferro e ácido fólico;
  • Anemia por falta de ferro graves após hemorragias, após cirurgias de retirada parcial ou total do estômago, após o parto e após outras cirurgias.

Pode ainda ser usado em outros tipos de anemias em que seja necessário suplemento de ferro e ácido fólico, assim como em casos de subnutrição.

Posologia

Como usar?

A dosagem e posologia varia de acordo com o tipo de doenças e necessidades nutricionais do doente, podendo ser:

  • Crianças de 1 a 5 anos: meio comprimido por dia;
  • Crianças de 5 a 12 anos: um comprimido por dia;
  • Adultos e adolescentes acima dos 12 anos: um comprimido, duas a três vezes ao dia, até normalização dos valores no exame de sangue. Depois, deve continuar como um comprimido, uma vez ao dia.

Nos casos de anemia na gestação, tomar fazer tratamento indicado para adultos até pelo menos ao final da gravidez, a fim de restaurar a reserva de ferro.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas mais comuns são dor de barriga, prisão de ventre, diarreia, enjoo, dor de estômago, má digestão e vômitos.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

É contraindicado nos casos de sensibilidade aumentada aos sais de ferro, ácido fólico ou a qualquer componente da fórmula; anemias que não sejam causadas por falta de ferro ou problemas relacionados com a absorção de ferro e ácido fólico como diarreia.

Farmacocinética

Como funciona?

Noripurum contém na sua fórmula ferro e ácido fólico, duas substâncias essenciais para aumentar a produção de células vermelhas no sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso durante a gravidez deve apenas ser feito após indicação do médico.

Durante o tratamento pode ocorrer escurecimento das fezes. Deve ser administrado com cuidado em casos de alcoolismo, hepatite, infeções e inflamação do sistema gastrointestinal.

Deve ser ingerido durante ou imediatamente após as refeições. Aos pacientes portadores de próteses dentárias, recomenda-se lavar a boca e escovar as próteses imediatamente após o uso do remédio a fim de evitar o escurecimento delas.

Noripurum engorda?

Não, este medicamento não causa alterações no peso. No entanto, ao tratar a anemia é possível que aconteça um aumento do apetite.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem podem surgir sintomas como náusea, aumento da produção de gases no intestino, alterações no sono e alterações do estado mental. No caso disto acontecer, deve-se contactar o médico com urgência.

Composição

Cada comprimido mastigável contém:

Ferro III ___________________________________ 100 mg

Ácido fólico _______________________________ 0,35 mg

Excipientes _____________________________ comprimido

(Excipientes: ciclamato de sódio, vanilina, talco, macrogol, aroma de chocolate, manitol, cacau, celulose microcristalina e povidona).

Laboratório

Takeda Pharma Ltda

SAC: 0800-7710345

Dizeres legais:

Noripurum MS – 1.0639.0131 | Farm. Resp: Carla A. Inpossinato

< Noriderm < Noripurum > Norizal >
publicidade