Nitrofurantoína
Indicação
Para que serve?
A nitrofurantoína é um antibiótico usado para tratar infecções urinárias agudas ou crônicas.
Posologia
Como usar?
A dose habitualmente recomendada deste medicamento é uma cápsula de 100 mg, de 6 em 6h, ingerida com alimentos de modo a diminuir a irritação do estômago.
O tratamento geralmente dura 7 a 10 dias, mas nos casos em que é necessário prolongar este período, o médico pode recomendar tomar uma cápsula ao deitar.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
O tratamento com este antobiótico pode causar efeitos secundários como dor de cabeça, enjoos, vômitos, diarreia, dores no estômago, falta de apetite e pneumonia.
Menos frequentemente, também poderão surgir alterações de alguns valores no exame de sangue ou excesso de gases.
Contraindicações
Quando não devo usar?
A nitrofurantoína em cápsulas não pode ser utilizada em grávidas entre as 38 e 42 semanas de gestação e crianças com idade inferior a um mês.
Também não deve ser usada por pessoas com alergia conhecida à nitrofurantoína ou qualquer outro componente da fórmula, insuficiência renal severa ou histórico de problemas no fígado provocados por este remédio.
É seguro usar Nitrofurantoína durante a gravidez?
Nitrofurantoína não deve ser usado sem indicação médica durante uma gravidez.
Nas últimas semanas, entre a semana 38 e 42, este remédio não pode ser utilizado devido ao risco de provocar doenças no sangue do bebê.
Veja outros remédios usados no tratamento da infecção urinária.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
A nitrofurantoína é um antobiótico que actua diretamente em processos importantes do desenvolvimento das bactérias, como formação de proteínas e parede celular, eliminando-as.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
No caso de surgir uma gravidez ou de se estar a amamentar no decorrer do tratamento com nitrofurantoína, deve-se informar o médico.
O uso deste medicamento em idosos, deverá ser feito com precaução devido aos problemas nos rins, coração e fígado normalmente associados a esta faixa etária.
Tratamentos prolongados com este antibiótico poderão causar efeitos graves no pulmões. O médico deverá ser informado se surgirem sintomas como falta de ar ou tosse.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
A toma excessiva de nitrofurantoína pode causar sintomas como intensa dor no estômago e vômitos. Deverá ser ingerida grande quantidade de líquidos para facilitar a eliminação do medicamento do organismo.
Composição
Cada cápsula contém:
Nitrofurantoína__________________________________100mg
(Excipientes: lactose monoidratada, amido, croscarmelose sódica e talco).
Laboratório
Mantecorp Indústria Química e Farmacêutica Ltda.
- SAC: 0800 011 7788
DIZERES LEGAIS
MS 1.0093.0062
Farm.Resp.: Lucia Lago Hammes - CRF-RJ 2804