Nitrofurantoína

publicidade

Indicação

Para que serve?

Nitrofurantoína é um antibiótico usado para tratar infecções urinárias agudas ou crônicas.

Posologia

Como usar?

A dose habitualmente recomendada deste medicamento é uma cápsula de 100 mg, de 6 em 6h, ingerida com alimentos de modo a diminuir a irritação do estômago. O tratamento geralmente dura 7 a 10 dias, mas nos casos em que é necessário prolongar este período o médico pode recomendar tomar uma cápsula ao deitar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O tratamento com este antobiótico pode causar efeitos secundários como dor de cabeça, enjoos, vômitos, diarreia, dores no estômago, falta de apetite e pneumonia recorrente.

Menos frequentemente, também poderão surgir alterações de alguns valores no exame de sangue ou excesso de gases.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A nitrofurantoína em cápsulas não pode ser utilizada em grávidas entre as 38 e 42 semanas de gestação e crianças com idade inferior a um mês. Também não deve ser usada por pessoas com alergia conhecida à nitrofurantoína ou qualquer outro componente da fórmula ou histórico de problemas no fígado provocados por este remédio.

É seguro usar Nitrofurantoína durante a gravidez?

Nitrofurantoína não deve ser usado sem indicação médica duraqnte uma gravidez.

Nas últimas semanas, entre a semana 38 e 42 este remédio não pode ser utilizado devido ao risco de provocar doenças no sangue do bebê.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A nitrofurantoína é um antobiótico que actua diretamente em processos importantes do desenvolvimento das bactérias, como formação de proteínas e parede celular, eliminando-as.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

No caso de surgir uma gravidez ou de se estar a amamentar no decorrer do tratamento com nitrofurantoína, deve-se informar o médico.

O uso deste medicamento em idosos, deverá ser feito com precaução devido aos problemas nos rins, coração e fígado normalmente associados a esta faixa etária.

Tratamentos prolongados com este antibiótico poderão causar efeitos graves no pulmões. O médico deverá ser informado se surgirem sintomas como falta de ar ou tosse.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A toma excessiva de nitrofurantoína pode causar sintomas como intensa dor no estômago e vômitos. Deverá ser ingerida grande quantidade de líquidos para facilitar a eliminação do medicamento do organismo.

Composição

Cada cápsula contém:

Nitrofurantoína__________________________________100mg

(Excipientes: lactose monoidratada, amido, croscarmelose sódica e talco).

Laboratório

Mantecorp Indústria Química e Farmacêutica Ltda.

- SAC: 0800 011 7788

DIZERES LEGAIS

MS 1.0093.0062

Farm.Resp.: Lucia Lago Hammes - CRF-RJ 2804

< Nitrato de miconazol < Nitrofurantoína > Nivolumab >
publicidade