Nifelat 20/50

Atualizado em: Maio 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Nifelat está indicado para o tratamento da hipertensão arterial, da doença arterial coronária e na angina crônica estável.

Posologia

Como usar?

Recomenda-se, para pessoas que não tenham recebido tratamento medicamentoso anti-hipertensivo anterior, o emprego de uma dose inicial de Nifelat 10 + 25 mg uma vez ao dia. O mesmo se recomenda para pacientes idosos ou com alterações renais e/ou hepáticas.

Para pacientes não idosos ou já em uso de outras formas de nifedipino ou atenolol, a posologia inicial de Nifelat é de 20 + 50 mg uma vez ao dia.

A dosagem de Nifelat deve ser sempre adaptada de acordo com a resposta do paciente. Assim, recomenda-se após 7 a 15 dias da dose inicial, e de acordo com a resposta terapêutica obtida, reajustar a dose, se necessário.

Veja ainda como melhorar o efeito deste remédio.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Embora seja raro, pode ocorrer no início do tratamentodor de cabeça, rubor facial, sensações de pressão na cabeça e/ou calor no rosto, inchaço nas pernas ou pés, náuseas, vertigens, mal-estar gástrico, frio nas extremidades, fadiga muscular e olhos secos, que geralmente desaparecem com o decorrer do tratamento ou com a interrupção deste.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Nifelat não deve ser utilizado durante a gravidez e lactação nem em pessoas com alergia a qualquer um dos componentes contidos na fórmula.

Além disso, este remédio não deve ser utilizado em pessoas com conhecida hipersensibilidade ao nifedipino ou atenolol, com infarto agudo do miocárdio, problemas valvulares cardíacos, angina progressiva e angina pós-infarto, queda significativa da pressão, asma, bronquite ou com qualquer alteração grave que reduza a frequência cardíaca, no choque cardiogênico e portadores de insuficiência cardíaca descompensada.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas que tiveram infarto recente do miocárdio, bradicardia acentuada, hipotensão acentuada.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

No início do tratamento ou durante a mudança de doses pode ocorrer redução da capacidade de dirigir ou operar máquinas.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Este remédio é também chamado de bloqueador dos canais lentos do cálcio ou antagonista de cálcio.

O mecanismo pelo qual o nifedipino reduz a pressão arterial envolve a vasodilatação arterial periférica e consequentemente a redução na resistência vascular periférica, cujo aumento é a causa fundamental da hipertensão. O nifedipino dilata as artérias e arteríolas coronarianas tanto nas regiões normais como nas isquêmicas, e é um inibidor potente do espasmo coronariano espontâneo ou induzido por ergonovina, atuando, portanto, tanto na melhora da distribuição do oxigênio, como na redução de sua utilização.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdose pode ocorrer diminuição do ritmo cardíaco ou da pressão arterial.

Caso ocorra superdose, pode-se tentar o esvaziamento gástrico e devem ser tomadas medidas de suporte.

Composição

Cada cápsula de 20 mg + 50 mg contém:

Nifedipino______________________________________20 mg

Atenolol_______________________________________50 mg

Excipientes_____________________________q.s.p. 1 cápsula

(Excipientes: carbonato de magnésio, amido, gelatina, laurilsulfato de sódio, amidoglicolato de sódio, lactose, estearato de magnésio, polimetacrilato, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, hipromelose e macrogol).

Laboratório

Biosintética Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800-7016900 

Dizeres legais:

MS - 1.1213.0047 | Farm. Resp.: Alberto Jorge Garcia Guimarães CRF-SP nº 12449

< Nifedipino < Nifelat 20/50 > Nimalgex >
publicidade