Nicorette

publicidade

Indicação

Para que serve?

Tratamento de indivíduos tabaco-dependentes para aliviar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina, levando à diminuição e abandono do hábito de fumar.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Pacientes que estejam no período imediato do pós-infarto do miocárdio, com arritmias cardíacas graves e portadores de angina pectoris, mulheres grávidas ou que planejam engravidar, indivíduos com afecções ativas da articulação temporomandibular e pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.

Posologia

Como usar?

Gomas e Tabletes Mastigáveis
A dose inicial deve ser individualizada de acordo com a dependência de nicotina de cada paciente. Recomenda-se iniciar com 2 mg. Fumantes altamente dependentes (que fumam mais de 20 cigarros por dia) devem iniciar com 4 mg. Em indivíduos que utilizam 2 mg, mas continuam sentindo os sintomas da ausência de nicotina ou que voltaram a fumar, a concentração pode ser aumentada para 4 mg. Sempre que o paciente sentir o desejo de fumar, deve mascar 1 goma ou tablete de Nicorette intermitentemente durante 30 minutos. Mascar até o aparecimento de um forte sabor ou uma leve sensação de formigamento. Deve-se então parar a mastigação, colocar a goma ou tablete entre a bochecha e a gengiva até que o sabor ou o formigamento tenha desaparecido. Voltar a mastigar lentamente e repetir o processo. Após mastigação por 30 minutos, toda a nicotina é liberada e, desde que a absorção através da mucosa oral seja efetiva, a velocidade e a freqüência da mastigação devem ser ajustadas e adequadas para
que a deglutição da saliva seja minimizada e não ocorra a inativação da nicotina no trato digestivo. Não mais do que 24 gomas ou tabletes devem ser mascados por dia. Se mais de 15 gomas ou tabletes de Nicorette 2 mg forem necessários, recomenda-se o uso da concentração de 4 mg de nicotina. A duração do tratamento varia individualmente, recomendando-se pelo menos três meses de tratamento contínuo. As doses podem então ser gradualmente reduzidas, diminuindo o número total de gomas ou tabletes utilizados por dia. O uso de Nicorette por mais de 12 meses geralmente não é recomendado. Alguns exfumantes podem precisar de um tratamento mais longo para evitar que voltem a fumar. O tabagismo é um vício complexo e, embora Nicorette promova alívio da necessidade de fumar, fatores sociais e comportamentais podem fazer com que o indivíduo continue fumando. Mesmo assim, uma diminuição no hábito de fumar pode trazer benefícios em termos da redução da ingestão de alcatrão, substâncias irritantes, monóxido de carbono e carcinógenos. Além disso, o sucesso na redução do número de cigarros pode motivar o indivíduo a abandonar o hábito de fumar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Nicorette pode causar reações adversas semelhantes àquelas associadas à nicotina quando administrada por outros meios. Quando usado nas doses indicadas, não demonstrou reações adversas sérias. A goma ou tablete de nicotina pode causar uma leve irritação na garganta e aumento da salivação, que ocorrem principalmente no início do tratamento. Alguns dos sintomas relatados, tais como vertigens, dores de cabeça e distúrbios do sono podem estar relacionados aos sintomas de abstinência devido ao ato de parar de fumar. Pode ocorrer úlcera aftosa associada à cessação do hábito de fumar, mas sua causalidade não é clara. Os efeitos colaterais ocorridos foram:
Mais comuns (> 1/100): vertigem, dor de cabeça, náusea, vômitos, desconforto gastrintestinal, soluços, dor de garganta, dor bucal, aftas e dor muscular na mandíbula. Em alguns casos, a goma ou tablete pode também aderir à dentadura, danificando-a e os adesivos transdérmicos podem promover reações no local da aplicação (eritema, prurido).
Menos comuns (1/100 - 1/1000): palpitações, insônia, eritema e urticária.
Raros (< 1/1000): fibrilação atrial reversível e reações alérgicas, assim como angioedema.
Eventos adversos espontaneamente descritos indicam que também podem ocorrer reações cutâneas inespecíficas, como erupção, prurido e edema.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Geral
Pacientes que estiverem utilizando Nicorette e continuarem fumando podem observar efeitos adversos devido a picos de altos níveis de nicotina, superiores àqueles observados quando o paciente estava apenas fumando. Efeitos semelhantes podem ocorrer se produtos a base de nicotina forem usados ao mesmo tempo que Nicorette. Utilizar com cautela em pacientes com doenças cardiovasculares graves, distúrbios
vasculares periféricos, hipertensão sistêmica ou úlceras gástricas ou duodenais. A nicotina pode estimular a produção de adrenalina. Conseqüentemente, Nicorette deve ser utilizado com cautela em pacientes com diabetes mellitus, hipertireoidismo ou feocromocitoma. Estomatite ulcerativa e reações alérgicas como angiodema e urticária foram relatadas. Pode ocorrer transferência da dependência ao tabaco para Nicorette que, mesmo assim, seria menos prejudicial ao indivíduo do que a própria dependência ao tabaco. Indivíduos que utilizam dentaduras podem ter dificuldade em mascar a goma ou tablete de Nicorette. Indivíduos com doenças dermatológicas crônicas generalizadas, como psoríase, dermatite crônica ou urticária não devem usar Nicorette Patch.
Atenção: Nicorette goma e tablete contêm açúcar, portanto, devem ser usados com cautela em diabéticos.
Uso durante a Gravidez
A nicotina atravessa a barreira placentária e atinge o feto, afetando sua respiração e circulação. O efeito na circulação é dose-dependente. Portanto, Nicorette não deve ser utilizado durante a gravidez, exceto em casos de mulheres que não possam parar de fumar sem a reposição de nicotina. O ato de continuar fumando durante a gestação pode ser um risco maior para o feto, quando comparado ao uso de terapia de reposição de nicotina por gestantes sob acompanhamento médico.
Uso durante a Lactação
A nicotina é excretada através do leite materno em quantidades que podem afetar a criança, até mesmo com o uso de doses terapêuticas.
Utilizar durante a lactação somente se os benefícios da terapia superarem os riscos potenciais para o lactente.
Uso em Crianças
Não deve ser administrado a indivíduos com menos de 18 anos sem recomendação médica.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Podem ocorrer casos de superdosagem se muitas gomas ou tabletes forem mastigados simultaneamente, em rápida sucessão ou com o uso concomitante de outras fontes de nicotina. O risco de intoxicação resultante da deglutição da goma ou tablete é muito pequeno, pois a absorção na ausência de mastigação é lenta e incompleta. Os sintomas da superdosagem são relacionados à ação tóxica da nicotina e incluem náusea, salivação
aumentada, dor abdominal, diarréia, sudorese, dor de cabeça, tonturas, distúrbios auditivos e fraqueza marcante. Em casos extremos, esses sintomas podem ser seguidos por hipotensão, pulso fraco, rápido e irregular, respiração dificultada, prostração, colapso circulatório e convulsão generalizada.
Acredita-se que a dose mínima letal aguda de nicotina no homem esteja entre 40-60 mg. Em casos de intoxicação, a ingestão de nicotina deve ser imediatamente interrompida e o paciente deve ser tratado sintomaticamente. Se necessária, pode ser instituída respiração artificial com oxigênio.

Composição

Cada goma de 2 mg de Nicorette Menta contém 2 mg de nicotina (na forma de 10 mg de complexo resina-nicotina a 20%).
Excipientes: goma de mascar base, xilitol, óleo de menta, carbonato de sódio anidro, bicarbonato de sódio, levomentol e óxido de magnésio.
Cada goma de 4 mg de Nicorette Menta contém 4 mg de nicotina (na forma de 20 mg de complexo resina-nicotina a 20%).
Excipientes: goma de mascar base, xilitol, óleo de menta, carbonato de sódio anidro, levomentol, óxido de magnésio e corante amarelo 10 D&C.
Cada tablete de 2 mg de Nicorette Freshmint contém 2 mg de nicotina (na forma de 10 mg de complexo resina-nicotina a 20%).
Excipientes: goma de mascar base, xilitol, óleo de menta, carbonato de sódio anidro, bicarbonato de sódio, acessulfamo de potássio, levomentol, óxido de magnésio, acácia, dióxido de titânio e cera de carnaúba.
Cada tablete de 2 mg de Nicorette Freshfruit contém 2 mg de nicotina (na forma de 10 mg de complexo resina-nicotina a 20%).
Excipientes: goma de mascar base, xilitol, óleo de menta, carbonato de sódio anidro, bicarbonato de sódio, acessulfamo de potássio, levomentol, óxido de magnésio, aroma de tutti-frutti, hipromelose, sucralose, polissorbato, acácia, dióxido de titânio e cera de carnaúba.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Nicorette goma ou tablete deve ser conservado em temperatura ambiente (abaixo de 25ºC), protegido da luz e umidade. O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pode ser perigoso para sua saúde.

Apresentação

Nicorette Menta 2 mg ou 4 mg em embalagens contendo 30 gomas mastigáveis.
Nicorette Freshmint 2 mg em embalagens contendo 30 tabletes mastigáveis.
Nicorette Freshfruit 2 mg em embalagens contendo 30 tabletes mastigáveis.
USO ADULTO
Nicorette goma e tablete – USO ORAL

Interações Medicamentosas

A interrupção do hábito de fumar, conjuntamente ou não à reposição de nicotina, pode alterar a resposta de medicações concomitantes em ex-fumantes. O hábito de fumar aumenta o metabolismo e diminui os níveis plasmáticos de fármacos como fenacetina, cafeína, teofilina, imipramina e pentazocina através de indução enzimática. A interrupção do hábito de fumar pode resultar em níveis elevados desses fármacos; diminuição da absorção de glutetimida e o metabolismo de primeira passagem do propoxifeno. Outros efeitos observados, incluindo diminuição dos efeitos diuréticos da furosemida e decréscimo do débito cardíaco não envolvem indução enzimática e podem se relacionar aos efeitos hormonais da nicotina. Assim como o hábito de fumar, a reposição de nicotina pode aumentar as concentrações de cortisol e de catecolaminas circulantes. Portanto a terapia com agonistas ou bloqueadores adrenérgicos pode exigir ajuste.

Informações Legais

MS – 1.5721.0008
Farmacêutica Responsável: Fernanda P. Runha – CRF-SP nº 29.761

Laboratório

Fabricado e embalado por:
Mc Neil AB
Helsingborg – Suécia
Importado por e distribuído por:
Johnson & Johnson INDUSTRIAL Ltda.
Rod. Presidente Dutra, km 154 - São José dos Campos - SP
CNPJ: 59.748.988/0001-14
Indústria Brasileira

< Niar < Nicorette > Nicotinell >
publicidade