Muvinlax

publicidade

Indicação

Para que serve?

Muvinlax está indicado para:
− Tratamento da constipação intestinal;
− Tratamento da impactação fecal;
− Preparo intestinal antes de cirurgias e exames endoscópicos ou radiológicos.

Contraindicações

Quando não devo usar?

− Não use Muvinlax se você já teve alguma reação alérgica a qualquer substância da formulação.
− Muvinlax não deve ser utilizado por portadores de doenças inflamatórias intestinais ativas graves, colite tóxica, obstrução ou perfuração do trato digestivo; ou por pacientes com dor abdominal de origem desconhecida.

Veja quando não deve tomar laxantes e quais os riscos.

Posologia

Como usar?

Muvinlax é um pó fino branco com odor característico de limão. Muvinlax deve ser tomado sempre após dissolução completa de cada sachê em um copo (125 mL) de água, chá ou suco, para uso imediato. Mexa bem a solução antes de tomar cada dose. No preparo do cólon e tratamento da impactação fecal.

− Devem-se dissolver oito sachês para cada litro de água. A utilização de água gelada melhora a palatabilidade e a aceitação da solução.
− Depois de preparada, tome a solução de Muvinlax na velocidade de um copo de 250 mL a cada dez minutos. É preferível tomar cada porção rapidamente a tomá-la em pequenos goles.
− Normalmente, o primeiro movimento intestinal ocorre cerca de uma hora após o início da ingestão da solução. Os movimentos se tornarão mais frequentes até que o intestino tenha se esvaziado.
− Para melhores resultados, não deve ser consumido nenhum alimento sólido de três a quatro horas antes da tomada da solução de Muvinlax , e de maneira nenhuma qualquer tipo de alimento sólido deve ser ingerido nas duas horas seguintes à administração.
Constipação intestinal
Adultos
Iniciar com um a dois sachês ao dia, tomados de preferência pela manhã ou conforme prescrição médica. Podem se passar de um a dois dias, desde a primeira administração, até que o efeito se manifeste. A dose pode ser ajustada conforme a resposta terapêutica. Em casos de constipação intensa ou quando se desejar uma resposta rápida, podem ser utilizados cinco sachês à noite.
Crianças acima de 2 anos de idade
A dose inicial média é de 0,8 g/kg/d (de 0,3 a 1,4 g/kg/d). A dose deve ser ajustada de acordo com a resposta individual do paciente.
Muvinlax é seguro para ser utilizado em adultos e crianças acima de 2 anos de idade mantendo sua eficácia por longos períodos, conforme a necessidade de cada paciente. Em estudos clínicos, o macrogol 3350 foi administrado em pacientes com constipação crônica, por períodos de até 30 meses, não sendo verificados efeitos adversos, distúrbios hidroeletrolíticos ou alterações laboratoriais significativas.
Impactação fecal
Adultos
A dose diária é de oito sachês dissolvidos em 1 litro de água. Esta solução deve ser tomada no período de quatro a seis horas. Duração do tratamento: um a três dias.
Crianças acima de 2 anos de idade
Administrar 1,5 g/kg/d, até o máximo de 100 g, em uma a duas tomadas antes das refeições, por um período de um a três dias.
Preparo para colonoscopia
Adultos
Preparar uma solução com 110 g/L (oito sachês em 1 litro de água) de Muvinlax. Deve ser tomado um copo de 250 mL a cada dez minutos, até que o efluente retal seja claro e livre de partículas sólidas, ou até que tenham sido consumidos 4 litros da solução. Duração do preparo: aproximadamente quatro horas.
Esquecimento de dose
Caso você se esqueça de ingerir uma dose, tome-a assim que possível. Se estiver próximo da dose seguinte, ignore a dose esquecida e continue no horário previsto. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Você poderá sentir cólicas leves, empachamento, flatulência ou diarreia; avise seu médico se esses sintomas se tornarem intensos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Muvinlax não interfere na absorção de alimentos ou bebidas. Uma dieta balanceada, rica em fibras, maior ingestão de água e exercícios físicos regulares são adjuvantes no tratamento da constipação.
Risco de uso por via de administração não recomendada: Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada. Não há estudos dos efeitos se administrado pelas vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser feita apenas por via oral.
Grupos de risco
Gravidez e lactação
Não existem evidências de restrições ao uso de Muvinlax durante a gravidez e lactação, podendo ser utilizado desde que sob orientação médica. Este medicamento só deve ser utilizado por mulheres grávidas sob orientação médica ou do cirurgiãodentista.

Uso pediátrico
Muvinlax pode ser utilizado em crianças acima de 2 anos de idade nas doses recomendadas. Este medicamento não deve ser usado em crianças com menos de 2 anos de idade.
Uso em idosos
Não existem evidências de restrições ao uso de Muvinlax em idosos.
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não há relatos de superdose com o uso de medicamentos à base de macrogol. O efeito do macrogol é dosedependente, esperando-se apenas diarreia abundante em caso de superdose. A suspensão do medicamento reverte os sintomas.

Composição

Cada sachê de Muvinlax sabor limão contém:
macrogol 3350................................................................................................................................... 13,125 g
bicarbonato de sódio........................................................................................................................... 0,1775 g
cloreto de sódio.................................................................................................................................. 0,3507 g
cloreto de potássio.............................................................................................................................. 0,0466 g
excipientes q.s.p. ................................................................................................................................ 1 sachê
(sacarina sódica, ciclamato de sódio, dióxido de silício e aroma de limão) Após dissolução do sachê de Muvinlax em 125 mL de água, a solução contém:
sódio....................... 65 mM
potássio.................. 5,4 mM
cloreto..................... 53 mM
bicarbonato............. 17 mM

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Este medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente, entre 15ºC e 30ºC, protegido da luz e umidade. O prazo de validade do medicamento é de 24 meses após a data de fabricação impressa na embalagem externa (cartucho).
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Apresentação

Muvinlax sabor limão. Embalagens com 14 g de pó para preparação extemporânea contendo 20 sachês.
USO ORAL
USO ADULTO ou PEDIÁTRICO (acima de 2 anos de idade)

Interações Medicamentosas

Muvinlax não possui interação direta com quaisquer fármacos conhecidos. Contudo, uma vez que é esperado um efeito laxativo, não é recomendada a utilização simultânea de Muvinlax com outras medicações. Avise seu médico ou farmacêutico caso você utilize outros medicamentos, mesmo os sem prescrição médica, suplementos nutricionais ou fitoterápicos (produtos à base de plantas medicinais). Quando Muvinlax for utilizado para preparo do cólon, poderá ocorrer diminuição ou eliminação da absorção de outros medicamentos, portanto, recomenda-se que as medicações orais sejam administradas antes de duas horas ou após três horas do uso de Muvinlax. Não foi encontrada nenhuma alteração significativa produzida por
Muvinlax em exames laboratoriais.
Muvinlax não contém fenilalanina: pode ser usado seguramente por pacientes com fenilcetonúria.

Informações Legais

MS nº. 1.0033.0131
Farmacêutica responsável: Cíntia Delphino de Andrade –
CRF-SP nº 25.125
SAC: 08000-135044

Laboratório

LIBBS FARMACÊUTICA LTDA.
Rua Raul Pompeia, 1071 – São Paulo – SP
CEP: 05025-011
CNPJ: 61.230.314/0001-75
UNIDADE EMBU: Rua Alberto Correia Francfort, 88
Embu – SP – CEP: 06807-461
CNPJ: 61.230.314/0005-07
INDÚSTRIA BRASILEIRA

< Musculare < Muvinlax > Muvinor >
publicidade