Motilium

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Motilium está indicado para o tratamento de distúrbios gastrointestinais associados a um retardo do esvaziamento gástrico, refluxo gastroesofágico e esofagite, como sensação de enfartamento, saciedade precoce, distensão e dor abdominal, excesso de gases, náuseas e vômitos, azia e queimação.

Além disso, também está indicado no alívio do enjoo e vômitos de origem funcional, orgânica, infecciosa ou alimentar ou causadas por radioterapia ou medicamentos.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de 1 comprimido de 10 mg, 3 vezes ao dia, cerca de 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, 1 comprimido ao deitar, evitanto exceder a dose máxima de 40 mg.

A frequência da administração de Motilium em pessoas com insuficiência renal grave deve ser reduzida para 1 ou 2 vezes ao dia, dependendo da severidade do distúrbio, e pode ser necessário reduzir a dose.

Os comprimidos não devem ser administrados a crianças com peso inferior a 35 kg.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Motilium são depressão, ansiedade, diminuição ou perda do desejo sexual, dor de cabeça, sonolência, inquietação, diarreia, erupção cutânea, coceira, aumento e sensibilidade das mamas, galactorreia, suspensão da menstruação, menstruação irregular e fraqueza muscular.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, com prolactinoma, doença da hipófise, dores de estômago severas, fezes escuras persistentes ou doença do fígado.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas que estejam a usar certos medicamentos que desaceleram o metabolismo de outros medicamentos no corpo e que também possam afetar o ritmo cardíaco. A pessoa deve-se informar junto do médico quais são esses medicamentos.

O Motilium também não deve ser usado durante a gravidez ou lactação, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar o tratamento, o médico deve ser informado caso a pessoa tenha alguma doença nos rins ou no coração, intolerância à lactose, galactosemia ou má absorção da glicose e da galactose.

O médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a tomar.

Veja outros remédios indicados para o alívio do enjoo e vômitos.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Motilium contém domperidona na sua composição, que é um medicamento que age aumentando a rapidez da movimentação do alimento através do esôfago, estômago e intestinos, de forma a que o alimento não fique parado por muito tempo.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdose, deve-se ir urgentemente ao médico.

Composição

Cada comprimido contém:

Domperidona___________________________________10 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: amido, amido pré-gelatinizado, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose monoidratada, laurilsulfato de sódio, óleo vegetal hidrogenado e povidona).

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

Dizeres legais:

MS- 1.1236.0022 | Farm. Resp.: Marcos R. Pereira - CRF/SP nº 12.304

< Moratus < Motilium > Motrin 600 >
publicidade