Moderine



Indicação

Para que serve?

O Moderine é um remédio utilizado em regimes de redução de peso em que é fundamental reduzir-se o consumo de calorias e alimentos.

Posologia

Como usar?

O Moderine deve ser tomado uma hora antes antes das refeições com um pouco de líquido ou durante as refeições se surgirem efeitos de desconforto no estômago.

As doses habitualmente recomendadas são 1/2 a 1 comprimido duas vezes ao dia, no entanto, esta posologia poderá ser individualizada para obter uma resposta adequada. Para isso, deve-se iniciar o tratamento com 1/2 comprimido uma vez ao dia, e ajustar conforme a necessidade e resposta da pessoa.

A última dose diária deve ser ingerida 4 a 6 horas antes de dormir. No caso da posologia de 2 comprimidos de 1,5 mg, uma vez ao dia, estes devem ser ingeridos 10 a 14 horas antes de dormir.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O uso de Moderine, poderá causar o aparecimento de efeitos secundários. Estes sintomas geralmente aparecem no início do tratamento e tendem a desaparecer com a sua continuidade ou diminuição da dose. Os sintomas possíveis são: palpitações, tontura, dor de cabeça, náusea, fadiga, sonolência, secura na boca, batimento acelerado do coração, prisão de ventre, irritação, dificuldade em pegar no sono, suor excessivo e viscoso, modificações no paetite sexual, impotência, visão borrada, erupções cutâneas.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não deverá ser utilizado em pessoas com alergia aos componentes da fórmula, crianças menores de 12 anos, glaucoma, má circulação de oxigénio no cérebro, batimento acelerado do coração, estados de agitação, história de abusos ou dependência de drogas e do álcool, durante e após 14 dias de tratamento com medicamentos utilizados para a depressão do grupo IMAO, problemas nos rins e no fígado e pressão arterial alta.

Farmacocinética

Como funciona?

O Moderine contém na sua composição uma substância com ação potente na moderação e redução do apetite, o mazindol. Adicionalmente, esta substância, promove a redução da área de absorção de calorias ao nível do intestino, impede o armazenamento dos lipídios e a multiplicação de células de gordura, bem como determina a redução do colesterol e o aumento do gasto da glicose, obtendo-se um emagrecimento superior ao esperado apenas com dieta de baixa ingestão calórica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este medicamento deverá ser usado com cautela em , grávidas e mulheres a amamentar, diabéticos porque poderá interferir com os medicamentos utilizados para tratar este mal e em pessoas com problemas mentais, sobretudo esquizofrenia. A capacidade de dirigir ou operar máquinas, poderá ficar prejudicada pelo que não se deverá realizar estas actividades, durante este tratamento.

A dose recomendada não deve ser excedida, porque, o uso prolongado de doses maiores do que as recomendadas pode causar dependência física e psíquica.

Este remédio poderá diminuir ou inibir a produção de saliva, especialmente em pessoas de meia idade ou idosos, contribuindo para o aparecimento de cáries, doenças nos dentes, infeções causadas por fungos na boca ou mal-estar. A secura na boca poderá ser aliviada com o auxílio de balas ou chicletes sem açúcar ou substitutos da saliva.

O fim do tratamento deverá feito através da redução gradual das tomas e acompanhado pelo médico, para evitar o aparecimento de sintomas relacionados com a falta do remédio.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não existem relatos de superdosagem aguda com mazindol. O sintomas relacionados com a superdosagem de Moderine, incluem: agitação, tremor, respiração rápida, tontura, fadiga e depressão, taquicardia, pressão arterial alta, náuseas, vômitos e espasmos abdominais.

Não existe nenhuma substância capaz de reverter o efeitos da sobredosagem do Moderine nem de o eliminar do organismo, pelo que a atitude a tomar deverá ser a tratar os sintomas. É essencial provocar-se o vômito ou fazer uma lavagem ao estômago. Eventualmente poderá ter de adotar-se outras medidas como a monitoração do funcionamento do coração e da respiração, administração de líquidos pela veia, para o controle da baixa pressão arterial e administração de outros tipos de medicamentos que corrijam todas as alterações causadas.

Composição

Cada comprimido de Moderine contém:

Mazindol______________________________________1,5 mg (Excipientes: lactose, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio e corante óxido de ferro amarelo).

Laboratório

Genom - União Química Farmacêutica Nacional

- SAC: 0800 11 1559

Dizeres legais:

Registro MS – 1.0497.1126

Farm. Resp.: Ishii Massayuki

CRF-SP n° 4863

< Mobility < Moderine > Modik >
publicidade