Mimpara

publicidade

Indicação

Para que serve?

Mimpara 30, 60 e 90 mg é indicado para o tratamento de doenças causadas por problemas nas glândulas paratiroides, ajudando a controlar os níveis séricos do hormônio paratireóideo, cálcio e fósforo no organismo, em adultos.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose inicial recomendada é de 1 comprimido de Mimpara 30 mg, 1 a 2 vezes por dia, de acordo com indicação médica. As dose a utilizar de Mimpara devem ser indicadas pelo seu médico, pois dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Os comprimidos de Mimpara devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, juntamente com um copo de água e durante ou logo após as refeições.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Mimpara podem incluir náusea, vômito, tontura, sensação de formigamento ou picadas, perda ou diminuição do apetite, dores musculares, fraqueza geral, urticária na pele, redução dos níveis de testosterona, níveis elevados de potássio no sangue, reações de alergia com inchaço na face, olhos, língua ou garganta, vermelhidão, coceira ou dificuldade em respirar, dor de cabeça
convulsões, tensão arterial baixa, infecção das vias respiratórias superiores, dificuldade em respirar, tosse
má digestão, diarreia, dor abdominal, prisão de ventre, espasmos musculares, dor nas costas ou níveis baixos de cálcio no sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Mimpara está contraindicado para para pacientes com alergia ao Cinacalcet ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Mimpara é um medicamento que tem na sua composição Cinacalcet, uma substância que imita a função do cálcio no organismo, e que por isso é capaz de se ligar a receptores na glândula paratireóide. Desta forma, Mimpara diminui a produção do hormônio paratireóideo, que quando se encontra em baixa concentração no organismo leva à eliminação de cálcio pelos rins. Deste modo, ocorre uma redução dos níveis de cálcio circulante no sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Mimpara, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, tiver menos de 18 anos de idade, tiver historial de convulsões, problemas de fígado, doenças ou problemas de coração, tiver baixos níveis de cálcio no sangue, estiver a tomar medicamentos que causem problemas no ritmo cardíaco, tiver intolerância a alguns açucares ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Mimpara caso pare de fumar ou caso sinta sintomas como batimento cardíaco anormalmente rápido ou acelerado, deve consultar o seu médico.

O tratamento com Mimpara​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Mimpara​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Mimpara podem incluir formigueiro à volta da boca, dores musculares ou cãibras e convulsões.

Composição

Mimpara 30, 60 e 90 mg por cada comprimido contém:

Cinacalcet _____________________________ 30, 60 ou 90 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: amido de milho pré-gelificado, celulose microcristalina, povidona, crospovidona, estearato de magnésio, sílica anidra coloidal, cera de carnaúba, opadry verde contendo lactose mono-hidratada, hipromelose, dióxido de titânio (E171), triacetato de glicerol, indigotina (E132) e óxido de ferro amarelo (E172) e opadry transparente contendo hipromelose e macrogol).

Interações Medicamentosas

Mimpara não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos utilizados para tratar a pele e infecções fúngicas como cetoconazol, itraconazol ou voriconazol, medicamentos utilizados para tratar infecções bacterianas como telitromicina, rifampicina ou ciprofloxacina, ritonavir, fluvoxamina, medicamentos utilizados para tratar a depressão como amitriptilina, desipramina, nortriptilina ou clomipramina, medicamentos utilizados para tratar arritmias como flecainida ou propafenona ou juntamente com medicamentos utilizados para tratar a hipertensão arterial como metoprolol.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Mimpara deve saltar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Mimpara nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Laboratório

Amgen

- Telf.: 0055 11 5171 8500

< Milgamma < Mimpara > Minancora >
publicidade