Miflasona

Atualizado em: Fevereiro 2018


Indicação

Para que serve?

A Miflasona é indicada no tratamento de prevenção da asma brônquica que apresenta vantagens terapêuticas para pessoas não controladas adequadamente pelo uso ocasional de broncodilatadores ou de cromoglicato de sódio e pessoas com asma grave dependentes de corticosteróides sistêmicos ou de hormônio adrenocorticotrófico.

Posologia

Como usar?

Para usar o inalador de Miflasona, deve-se proceder do seguinte modo:

  1. Retirar a tampa do inalador;
  2. Abrir o compartimento da cápsula, segurando firmemente a base do inalador e girando o bocal na direção indicada pela seta;
  3. Retirar uma cápsula do blíster e colocá-la horizontalmente no compartimento na base do inalador;
  4. Fechar o compartimento da cápsula, voltando o bocal até escutar um “click”;
  5. Segurar o inalador na posição vertical com o bocal para cima, pressionando firme e simultaneamente os botões, para romper a cápsula e de seguida, soltar os botões;
  6. Colocar o bocal do inalador na boca e fechar firmemente os lábios ao seu redor, inclinando levemente a cabeça para trás e inspirar pela boca de maneira rápida e o mais profundamente possível;
  7. Retirar o inalador da boca e segurar a respiração o máximo de tempo possível e depois respirar normalmente;
  8. Abrir o inalador para verificar se ainda há resíduo de pó na cápsula. Se ainda restar pó na cápsula, deve-se repetir a inalação.

Depois de usar todo o pó, deve-se remover a cápsula vazia e retornar o bocal para a posição original voltando a colocar a capa do bocal. Nunca se deve utilizar água para limpar o inalador.

Depois de utilizar a Miflasona deve-se enxaguar bem a boca com água depois de utilizar o medicamento, de forma a reduzir a probabilidade de desenvolver doença do sapinho na boca.

A dose é determinada com base individual e será ajustada pelo médico com base na gravidade da asma:

A dose usual para adultos é de 200 a 400 mcg, 2 vezes ao dia. Para asma grave, a dose pode ser aumentada para até 2.000 mcg por dia.

Em crianças a dose usual de Miflasona é de 100 a 200 mcg, 2 vezes ao dia. Para asma grave, a dose pode ser aumentada para até 800 mcg por dia. Miflasona deve ser utilizado em crianças sob a supervisão de um adulto.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos mais comuns são infecções fúngicas na boca, rouquidão na voz, enfraquecimento dos ossos, diminuição do funcionamento da glândula adrenal.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

A Miflasona não deve ser usada por pessoas com alergia à beclometasona ou a qualquer componente da formulação.

Além disso, também não deve ser usada em pessoas com tuberculose pulmonar ativa ou quiescente, em mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este medicamento deve ser usado com cuidado em pessoas que tomam outros medicamentos corticosteroides, com infecção no peito, excesso de muco nas vias aéreas, infecções nas vias respiratórias ou pessoas em que a asma piore.

As cápsulas devem apenas ser utilizadas com o inalador e nunca engolidas nem devem ser usadas para tratar um ataque repentino de falta de ar.

Nunca se deve interromper repentinamente um tratamento com anti-inflamatórios orais, mas sim gradualmente, conforme indicado pelo médico.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A Miflasona contém uma substância ativa chamada dipropionato de beclometasona, que pertence a um grupo de medicamentos chamados corticosteroides.

A asma é causada pela inflamação das pequenas vias aéreas nos pulmões. A beclometasona reduz o inchaço e irritação nas paredes das pequenas passagens de ar nos pulmões e assim alivia os problemas respiratórios.

Composição

Cada cápsula de 200 mcg contém:

Dipropionato de beclometasona__________________ 200 mcg

Excipientes_____________________________q.s.p. 1 cápsula

(Excipientes:lactose monoidratada e gelatina).

Cada cápsula de 400 mcg contém:

Dipropionato de beclometasona__________________ 400 mcg

Excipientes_____________________________q.s.p. 1 cápsula

(Excipientes:lactose monoidratada e gelatina).

Laboratório

Novartis Biociências

- SAC: 0800 888 3003

Dizeres legais:

Dizeres legais MS – 1.0068.0098 | Farm. Resp.: Flavia Regina Pegorer – CRF-SP 18.150

< Midazolam comprimidos < Miflasona > Migral >
publicidade