Midazolam comprimidos



Indicação

Para que serve?

O Midazolam comprimidos está indicado para tratamento de curta duração de insônia ou para provocar sedação antes de cirurgias ou exames médicos.

Posologia

Como usar?

A dose usual é de um a dois comprimidos de 7,5 mg ou um comprimido de 15 mg, que deverá tomado sem mastigar, com um pouco de líquido, imediatamente antes de deitar porque o seu início de ação é muito rápido.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Este remédio é normalmente bem tolerado nas doses recomendadas. Os raros efeitos secundários, observados ocorrem por causa de seu efeito sedativo, são mais frequentes no início do tratamento e tendem a ir desaparecendo com a continuação deste ou redução da dose. Os efeitos mais frequentemente causados são: sonolência diurna, diminuição na capacidade de se expressar, redução da atenção, confusão mental, cansaço, dor de cabeça, tontura, fraqueza nos músculos, falta de coordenação dos movimentos ou visão dupla.

Quando o Midazolam comprimidos é utilizado como sedativo em cirurgias ou exames, poderão ocorrer efeitos como: esquecimento de fatos recentes, agravamento de depressão já existente, inquietação, agitação, irritabilidade e agressividade.

O uso deste remédio, poderá causar dependência que é tanto maior quanto mais prolongado for o seu uso e em pessoas com histórico de abuso de álcool e/ou drogas.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Midazolam comprimidos não deverá ser utilizado por crianças, por pessoas com alergia conhecida a benzodiazepínicos ou a qualquer dos componentes da fórmula do produto, com uma doença chamada miastenia gravis, doença grave no fígado, insuficiência respiratória grave ou suspensão da respiração durante o sono, grávidas durante o primeiro trimestre de gestação e mulheres a amamentar.

Farmacocinética

Como funciona?

O Midazolam comprimidos pertence a um grupo de medicamentos chamado benzodiazepinas que se ligam ao receptor GABAérgico GABAA – denominado receptor de benzodiazepínicos, aumentando a transmissão inibitória pré/pós-sináptica, produzindo relaxamento muscular e efeito ansiolítico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso deste remédio poderá reduzir a atenção, prejudicando atividades como dirigir veículos ou operar máquinas perigosas.

O tratamento prolongado com este medicamento pode causar dependência. Para evitar este efeito, deve-se adotar algumas recomendações como: não aumentar a dose sem indicação do médico, informar o seu médico caso se pretenda parar este tratamento e evitar o uso por mais de duas semanas, salvo quando houver necessidade comprovada.

A paragem no tratamento com este remédio deverá ser gradual, isto é deve-se adotar um esquema de retirada gradual, evitando-se a interrupção abrupta do tratamento de forma a evitar que o organismo reaja regressando os sintomas que se pretendia tratar com este medicamento.

Não se deverá utilizar bebidas alcoólicas durante este tratamento uma vez que o álcool intensifica seu efeito sedativo.

Este medicamento não deverá ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Uma dose superior ao recomendado de Midazolam comprimidos, pode resultar na falta de reflexos, parada respiratória, queda da pressão arterial, depressão cardiorrespiratória e, em raros casos, coma. Nestes casos, deve-se procurar de imediato socorro médico, pois poderá ser necessário monitorar os sinais vitais da pessoa e instituir medidas de suporte de acordo com o seu estado clínico, levando, se possível a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Cada comprimido contém:

Maleato de midazolam_________________________20,43 mg

equivalente a 15 mg de midazolam base

(Excipientes: amido, manitol, estearato de magnésio e talco).

O que devo fazer se me esquecer de tomar este remédio?

Se por algum motivo uma ou mais tomas de Midazolam coprimidos for esquecida, esta não deverá ser tomada. Deverá tomar-se apenas a dose seguinte.

Laboratório

União Química Farmacêutica Nacional S/A

- SAC: 0800 11 1559

Dizeres legais:

Registro MS – 1.0497.0204

Farm. Resp.: Florentino de Jesus Krencas

CRF-SP: 49136

< Mictasol < Midazolam comprimidos > Midazolam injetável >
publicidade