Micronor anticoncepcional

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Micronor está indicado na contracepção.

Além disso, também pode ser usado para o tratamento das hemorragias uterinas disfuncionais e distúrbios do ciclo menstrual, cólica menstrual, tensão pré-menstrual, dor abdominal, dor mamária que precede a menstruação e distúrbios da fertilidade por insuficiência progestínica.

Posologia

Como usar?

Tomar 1 comprimido ao dia, por via oral, sempre na mesma hora, ininterruptamente, iniciando o tratamento a partir do primeiro dia da menstruação. A medicação não deve ser interrompida durante o fluxo menstrual.

Os comprimidos devem ser tomados todos os dias, sempre na mesma hora.

Uso após o parto

As mulheres que não forem amamentar podem iniciar a terapia com contraceptivo oral à base de progestagênio puro imediatamente após o parto. Aquelas que estão amamentando devem iniciar Micronor 6 semanas após o parto. Entretanto, em mulheres que não estão amamentando exclusivamente com leite materno a fertilidade pode retornar após 4 semanas do parto, sendo que a possibilidade de gravidez deve ser considerada.

Uso após aborto

Após a ocorrência de um aborto, contraceptivos orais à base de progestagênio puro podem ser iniciados no dia seguinte. Como a fertilidade pode retornar em 10 dias após o aborto, a possibilidade de gravidez deve ser considerada quando se iniciar Micronor depois de 10 dias da ocorrência do aborto.

Caso ocorra esquecimento de tomar o comprimido

Se ocorrer esquecimento de tomar o comprimido por mais de três horas além do horário habitual, deve-se tomar o comprimido assim que seja lembrado, voltar a tomar o próximo comprimido no horário habitual, mesmo que isto signifique tomar 2 comprimidos em 1 dia e utilizar um método anticoncepcional não hormonal adicional de segurança a cada vez que tiver relações sexuais nas 48 horas seguintes.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Embora seja raro, podem ocorrer efeitos colaterais como dor de cabeça, tontura, náusea, vômito, metrorragia, cólica menstrual, sensibilidade nas mamas, cansaço e aumento de peso.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não deve ser usado por mulheres grávidas ou que suspeitem que estejam grávidas, com câncer da mama, sangramento vaginal anormal não diagnosticado e hipersensibiloidade a algum dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar micronor anticoncepcional, deve-se informar o médico nos seguintes casos:

  • Doença arterial / cardiovascular atual ou história passada;
  • Tumor benigno ou maligno do fígado;
  • Doença hepática aguda ou crônica com função hepática anormal;
  • Fatores de risco para doença arterial, por exemplo, tabagismo, hiperlipidemia, hipertensão ou obesidade;
  • Enxaqueca com aura focal;
  • Gravidez ectópica anterior.

Padrões menstruais irregulares são comuns entre mulheres que utilizam anticoncepcionais orais à base de progestagênio puro. Se o sangramento genital é sugestivo de infecção, malignidade ou outras condições anormais, deve-se falar com o médico.

Na maioria das mulheres, contraceptivos com progestagênios apenas, como o Micronor, não afetaram a quantidade e qualidade do leite materno ou extensão da lactação. Entretanto, casos isolados na pós-comercialização de redução da produção de leite foram relatados.

Veja quais os antibióticos que podem diminuir o efeito do anticoncepcional.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Pílulas à base de progestagênio puro evitam a gravidez através de diferentes mecanismos independentes, com extensa variação interindividual e intraindividual.

Foram descritas 5 formas de ação; a inibição da ovulação em aproximadamente metade dos ciclos, diminuição dos picos de LH e de FSH no meio do ciclo, redução do deslocamento do óvulo nos tubos uterinos, espessamento do muco cervical para impedir a penetração do espermatozoide, alteração do endométrio, tornando-o desfavorável à implantação do óvulo.

Micronor engorda?

Um dos efeitos colaterais de Micronor é o aumento de peso, no entanto é raro e só acontece em algumas pessoas.

Veja alguns remédios que podem ajudar a emagrecer.

Micronor é só para quem amamenta?

Não. O Micronor é um anticoncepcional que pode ser usado por todas as mulhes, exceto nos casos mencionados nas contraindicações.

As mulheres que estão amamentando, devem iniciar Micronor 6 semanas após o parto.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não foram relatados efeitos adversos graves após a ingestão aguda de doses elevadas de contraceptivos orais. A superdose pode causar náusea, vômito e, em mulheres jovens, sangramento vaginal. Não existem antídotos e o tratamento deve ser sintomático.

Composição

Cada comprimido contém:

Noretisterona__________________________________0,35 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: amido pré-gelatinizado, estearato de magnésio e lactose).

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

Dizeres legais:

MS - 1.1236.3334 | Farm. Resp.: Marcos R. Pereira -CRF/SP n° 12.304

< Microdiol < Micronor anticoncepcional > Microvlar >
publicidade