Mesna

publicidade

Indicação

Para que serve?

Mesna em comprimidos ou em solução injetável é indicado para prevenir e tratar a toxicidade provocada por alguns medicamentos utilizados no tratamento do câncer, como Ifosfamida e Ciclofosfamida.

Posologia

Como usar?

Mesna comprimidos: a dose a administrar de Mesna comprimidos deve ser 40% da dose de Oxazafosforina administrada. Por exemplo, se forem administrados 1000 mg de Oxazafosforina, a dose recomendada de Mesna comprimidos é de 400 mg.

Mesna comprimidos deve ser administrado 3 vezes por dia, devendo a administração oral ser feita 2 horas antes do tratamento com Oxazafosforina, e repetida 2 e 6 horas após o tratamento com Oxazafosforina.

Mesna injetável: a dose a administrar de Mesna solução injetável deve ser 20 % da dose de Oxazafosforina administrada. Por exemplo, se forem administrados 1000 mg de Oxazafosforina, a dose recomendada de Mesna solução injetável é de 200 mg.

É recomendada a administração de 3 injeções endovenosas por dia, devendo a primeira injeção ser administrada ao mesmo tempo que a Oxazafosforina, a segunda passadas 4 horas, e a terceira 8 horas após o tratamento com Oxazafosforina.

A dose a administrar de Mesna deve ser decidida e indicada pelo seu médico, e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Mesna incluem náuseas, vômitos, cólica, diarreia, dor de cabeça, cansaço excessivo, dor nos membros e articulações, depressão, irritabilidade, falta de energia, hipotensão e aumento dos batimentos cardíacos.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Mesna está contraindicado para pacientes com alergia à mesna ou a outros componentes que contenham o grupo tiol.

O uso de medicamentos para o tratamento do câncer é contra-indicado durante a gravidez e lactação, pelo que é pouco provável a utilização de Mesna nestes casos.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Mesna é um composto que contem um grupo SH, sendo capaz de se ligar aos metabólitos reativos das Oxazafosforinas, como Ciclofosfamida, Ifosfamida, Trofosfamida, protegendo assim a mucosa da bexiga urinária do efeito destes medicamentos.

Mesna previne assim de maneira confiável os efeitos colaterais urotóxicos, associados à quimioterapia com Oxazafosforinas, tendo um excelente efeito detoxificante no trato urinário eferente e na bexiga.

Após a administração de Mesna, as concentrações médias plasmáticas máximas dos compostos livres de tióis ocorrem entre 2 e 4 horas após a administração.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Mesna​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver outros problemas de saúde ou se estiver a tomar outros medicamentos ou se tiver alguma doença auto-imune.

Em casos de pacientes que apresentem vômitos ou que tenham sido tratados com irradiação de corpo inteiro em combinação com altas doses de ciclofosfamida, o tratamento com Mesna comprimidos deve ser substituído por um tratamento com Mesna Injetável, segundo indicação médica.

O tratamento com Mesna nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico, e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Mesna​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Mesna comprimidos 400 mg

Cada comprimido de Mesna 400 mg contém:

Mesna - 2-mercaptoetano – sulfonato sódico_______ 400 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

Mesna comprimidos 600 mg

Cada comprimido de Mesna 600 mg contém:

Mesna - 2-mercaptoetano – sulfonato sódico ______ 600 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: Dióxido de Titânio, Estearato de Magnésio, Lactose Monoidratada, Fosfato de Cálcio Dibásico Diidratado, Amido, Iodopovidona, Celulose microcristalina, Hipromelose, Macrogol, Simeticona).

Mesna Injetável 100 mg

Cada ampola de 4 ml de Mesna injetável 100 mg contém:

Mesna - 2-mercaptoetano – sulfonato sódico ______ 100 mg
Veículo _______________________________________ 4 ml

(Excipientes: Álcool Benzílico, Edetato Dissódico, água para injecção e Hidróxido de Sódio para ajuste do pH).

Mesna Injetável 400 mg

Cada ampola de 4 ml de Mesna injetável 400 mg contém:

Mesna - 2-mercaptoetano – sulfonato sódico_______ 400 mg
Veículo _______________________________________ 4 ml

(Excipientes: Edetato Dissódico, Hidróxido de Sódio, água para injeção).

Laboratório

Baxter Hospitalar Ltda.

Mesna também pode ser conhecido comercialmente como Mitexan.

Dizeres Legais:

Reg. MS: 1.0683.0170
Farm. Resp.: Jônia Gurgel Moraes

< Mesigyna < Mesna > Mestinon >
publicidade