Mesigyna

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Mesigyna é um injetável indicado para prevenir a gravidez.

Quando utilizado corretamente, sem atraso ou esquecimento das injeções, a possibilidade de ocorrência de gravidez é muito baixa.

Posologia

Como usar?

O Mesigyna deve ser sempre administrado por via intramuscular profunda, de preferência na região glútea e, como alternativa, no braço.

Quando nenhum outro contraceptivo hormonal foi usado no mês anterior:

  • A a primeira injeção deve ser administrada no primeiro dia do ciclo menstrual, que equeivale ao primeiro dia de sangramento.

Mudando de um contraceptivo oral combinado, anel vaginal ou adesivo transdérmico para Mesigyna:

  • Preferivelmente, deve-se iniciar o uso de Mesigyna imediatamente após a ingestão de comprimidos ativos do COC por pelo menos 7 dias ou após a ingestão do último comprimido ativo da cartela em uso. Se a pessoa estiver mudando de anel vaginal ou adesivo transdérmico, deve começar preferencialmente no dia da retirada ou, no máximo, no dia previsto para a próxima aplicação.

Mudando de minipílula, implante ou injeção ou SIU para Mesigyna:

  • A troca do método contraceptivo pode ser feita em qualquer dia no caso da minipílula ou no dia da retirada do implante ou SIU ou da aplicação do contraceptivo injetável usado anteriormente, mas em todos estes casos deve ser recomendado o uso adicional de um método contraceptivo de barreira durante os primeiros 7 dias após a injeção.

A Mesigyna pode ser administrada a qualquer momento dentro da primeira semana após um aborto. Dessa maneira, um método contraceptivo adicional não é necessário.

O uso de Mesigyna pode ser iniciado de 21 a 28 dias após o parto ou aborto de segundo trimestre, ou ainda, na primeira menstruação depois do parto. Se o uso for iniciado depois dessa data, um método contraceptivo de barreira deverá ser utilizado adicionalmente durante os primeiros 7 dias após a injeção de Mesigyna.

Uma ou duas semanas após a primeira injeção, ocorrerá sangramento semelhante ao menstrual, que é normal e, com a continuação do uso de Mesigyna os sangramentos ocorrerão geralmente em intervalos de 30 dias.

As injeções seguintes devem ser administradas, independentemente do padrão de ciclo menstrual, entre no mínimo 27 e no máximo 33 dias após a última aplicação.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Mesigyna são náuseas, dor abdominal, aumento de peso corporal, dor de cabeça, depressão ou alterações de humor e dor nas mamas incluindo hipersensibilidade.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A Mesigyna não deve ser usada nas situações seguintes:

  • História atual ou anterior de problemas circulatórios, especialmente os relacionados com trombose;
  • História atual ou anterior de derrame cerebral;
  • História atual ou anterior de sinais indicativos de ataque cardíaco ou de um derrame;
  • História de enxaqueca acompanhada, por exemplo, de sintomas visuais, dificuldades para falar, fraqueza ou adormecimento em qualquer parte do corpo;
  • Diabetes melitus com lesão de vasos sanguíneos;
  • Icterícia ou doença grave do fígado;
  • Presença ou antecedente de tumor no fígado;
  • História atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais;
  • Sangramento vaginal sem explicação;
  • Ocorrência ou suspeita de gravidez;
  • Hipersensibilidade ao enantato de noretisterona, valerato de estradiol ou a qualquer um dos componentes de Mesigyna.

Se qualquer um destes casos ocorrer pela primeira vez enquanto se estiver a usar Mesigyna, deve-se informar o médico, pois pode ser necessário descontinuar o uso do medicamento.

Este medicamento também não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula, em grávidas e em lactantes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Mesigyna não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Antes de iniciar o tratamento, a pessoa deve comunicar ao médico qualquer medicamento que esteja a tomar, problemas de saúde existentes ou que tenham ocorrido no passado.

Durante o tratamento, o médico deve ser informado imediatamente casos ocorram sintomas de angioedema, como inchaço do rosto, língua ou garganta, dificuldade para engolir, urticáira edificuldades para respirar.

Estudos de longa duração sugerem que pode existir uma ligação entre o uso de pílula e um risco aumentado de coágulos arteriais e venosos, embolia, ataque cardíaco ou derrame. A ocorrência destes eventos é rara. O risco de ocorrência de tromboembolismo venoso é mais elevado durante o primeiro ano de uso e caso ocorra algum sintoma deve-se ir imediatamente ao médico e suspender o uso de medicamento.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Mesigyna é um contraceptivo hormonal combinado, cujos ingredientes ativos de são liberados muito lentamente, de modo que a aplicação de uma injeção mensal é suficiente.

Os hormônios femininos presentes neste injetável são o enantato de noretisterona, que é um progestógeno, e o valerato de estradiol, que é um estrogênio.

Mesigyna engorda?

Um dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso deste anticoncepcional é o aumento de peso, por isso, em alguns casos, algumas pessoas podem engordar com Mesigyna.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A apresentação do produto em seringa pré-carregada pronta para uso, assim como sua administração por pessoa treinada, minimiza o risco de superdose.

Não há relatos de efeitos deletérios graves decorrentes de superdose de contraceptivos combinados.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Se ocorrer esquecimento da injeção seguinte de Mesigyna, não se pode contar com o grau necessário de segurança contraceptiva a partir da data do esquecimento e deve-se falar com o médico.

Composição

Cada mL de Mesigyna contém:

Enantato de noretisterona_________________________ 50 mg

Valerato de estradiol______________________________ 5 mg

Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL

(Excipientes: óleo de rícino e benzoato de benzila).

Laboratório

Bayer S.A.

- SAC 0800 7021241

Dizeres Legais:

MS - 1.7056.0043 | Farm. Resp.: Dra Dirce Eiko Mimura - CRF-SP nº 16532

< Mesacol < Mesigyna > Mesna >
publicidade