Maleato de dexclorfeniramina + betametasona

Atualizado em: Agosto 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Maleato de dexclorfeniramina + betametasona é indicado no tratamento adjuvante da asma brônquica grave e rinite alérgica, dermatite atópica, dermatite de contato, reações medicamentosas e doença do soro, inflamações da córnea, conjuntivite e das porções internas do olho.

Nestas doenças oculares, este medicamento inibe a fase aguda da inflamação, contribuindo para preservar a integridade funcional do globo ocular, enquanto se realiza o tratamento da infecção ou de distúrbio por outra causa com terapia específica.

Posologia

Como usar?

A posologia depende da idade da pessoa:

Adultos e crianças maiores de 12 anos de idade:

A dose inicial recomendada é de 5 a 10 mL, 3 a 4 vezes ao dia. A dose diária não deve ultrapassar 40 mL de xarope, dividida em quatro tomadas em um período de 24 horas.

Crianças de 6 a 12 anos de idade:

A dose recomendada é de 2,5 mL, 3 vezes ao dia. A dose diária não deve ultrapassar 20 mL de xarope, dividida em quatro tomadas em um período de 24 horas.

Crianças de 2 a 6 anos de idade:

A dose inicial recomendada é de 1,25 a 2,5 mL, 3 vezes ao dia. A dose diária não deve ultrapassar 10 mL de xarope, dividida em quatro tomadas em um período de 24 horas.

As doses devem ser ajustadas de acordo com a resposta de cada pessoa. Se uma dose diária adicional for solicitada, deverá ser administrada preferencialmente ao deitar para dormir.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Este xarope pode causar reações não desejadas, como distúrbios gastrintestinais, musculoesqueléticos, eletrolíticos, dermatológicos, neurológicos, endócrinos, oftálmicos, metabólicos e psiquiátricos.

Além disso, pode também causar sonolência leve a moderada, urticária, exantema cutâneo, choque anafilático, fotossensibilidade, transpiração excessiva, calafrios, secura da boca, nariz e garganta.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser utilizado por pessoas que têm ou já tiveram qualquer alergia ou reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.

Este medicamento está também contraindicado em pessoas com infecção sistêmica por fungos, para prematuros e recém-nascidos e que estejam recebendo terapia com inibidores da monoaminoxidase.

Este medicamento é ainda contraindicado para menores de 2 anos, mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar o tratamento, deve-se avisar o médico, caso se tenha colite ulcerativa inespecífica, abscesso ou contra infecção com pus, diverticulite, cirurgia recente do intestino, úlcera do estômago ou intestino, doença nos rins, pressão alta, osteoporose ou miastenia gravis.

Durante o tratamento, não se devem dirigir veículos ou operar máquinas, pois a habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Este medicamento pode causar doping.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Este medicamento reúne o efeito anti-inflamatório e antialérgico da betametasona e a ação anti-histamínica do maleato de dexclorfeniramina.

O uso combinado da betametasona e do maleato de dexclorfeniramina permite a utilização de doses menores de corticosteroides, com resultados semelhantes aos obtidos com doses mais altas de corticoide isoladamente.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Uma dose única excessiva de corticosteroide, em geral, não produz sintomas agudos. Os efeitos somente ocorrem com a administração repetida de altas doses.

As reações de superdose de anti-histamínicos podem variar desde depressão do Sistema Nervoso Central até a sua estimulação.

Pode ocorrer secura da boca, pupilas dilatadas e fixas, febre, rubor facial e sintomas gastrintestinais podemocorrer. Em crianças, a estimulação ocorre de forma dominante, podendo provocar alucinações, perda de coordenação e convulsões e os adultos podem apresentar depressão e coma, seguido de uma fase de excitação que pode levar a convulsões

Composição

Cada 5 mL de xarope contém:

Maleato de dexclorfeniramina_______________________2 mg

Betametasona ________________________________ 0,25 mg

Veículo q.s.p.____________________________________5 mL

(Veículo: ácido cítrico, aroma de morango, benzoato de sódio, cloreto de sódio, vermelho de ponceau, propilenoglicol, sacarose, sorbitol, água purificada)

Laboratório

Medley

- SAC: 0800 7298000.

Dizeres Legais:

Farm. Resp.: Dra. Tatiana de Campos | CRF-SP nº 29.482 MS - 1.8326.0066

< Magnostase < Maleato de dexclorfeniramina + betametasona > Maleato de dexclorfeniramina 2mg >
publicidade