Loratadina

publicidade

Indicação

Para que serve?

A loratadina é um remédio antialérgico usado no alívio dos sintomas de rinite alérgica como coceira nasal, tosse alérgica, coriza, espirros, ardor e coceira nos olhos.

Além disso, é também indicado no alívio de sintomas de urticária e outras alergias na pele como vermelhidão, coceira ou aparecimento de borbulhas na pele.

Posologia

Como usar?

A posologia de loratadina depende da idade, assim:

Loratadina xarope

  • Adultos e crianças acima de 12 anos

A dose recomendada do xarope é de 10 mL, uma vez ao dia.

  • Crianças entre os 2 e 12 anos

Para crianças com menos de 30 kg a dose recomendada do xarope é de 5 mL, uma vez ao dia.

Para crianças com mais de 30 kg a dose recomendada do xarope é de 10 mL, uma vez ao dia.

Loratadina comprimidos

Os comprimidos apenas são recomendados para adultos e crianças acima de 12 anos ou com peso corporal acima de 30 kg, e a dose recomendada é de um comprimido de loratadina, de 10 mg, uma vez por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas mais frequentes são cansaço, dor de cabeça, sonolência, boca seca, náuseas, dor de estômago e alergia da pele com vermelhidão e coceira pelo corpo.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A loratadina xarope e comprimidos não deve ser usada em crianças com menos de 2 anos, na gravidez ou em mulheres que estejam amamentando e pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

No caso de histórico de doença de fígado, as doses do medicamento devem ser ajustadas pelo médico de acordo com as necessidades do doente.

Os doentes com diabetes devem tomar o medicamento com precaução, pois ele possui açúcar na sua fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A loratadina é um antialérgico que atua no organismo ao impedir a liberação de histamina, a substância que causa os sintomas de alergia no corpo, nomeadamente coceira, vermelhidão e espirros.

A loratadina dá sono?

Pode ocorrer ligeira sonolência durante o tratamento com loratadina, no entanto, este remédio não apresenta propriedades sedativas clinicamente significativas quando utilizado na dose recomendada de 10 mg diários.

Loratadina engorda?

Não. Não há estudos que comprovem que a loratadina engorda, no entanto, a loratadina xarope contém açúcar, mas a quantidade ingerida numa dose é muito baixa.

Qual a diferença entre loratadina e desloratadina?

A loratadina e a desloratadina são ambos anti-histamínicos que atuam da mesma forma, impedindo a ação da histamina, que é a substância que provoca os sintomas da alergia.

No entanto, elas apresentam algumas diferenças. A desloratadina é obtida a partir da loratadina, resultando num remédio que tem maior tempo de meia vida, o que significa que permanece mais tempo no organismo, e além disso a sua estrutura tem menos capacidade de atravessar o cérebro e provocar sonolência em relação à loratadina.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de se tomar dose superior à indicada podem surgir sintomas como sonolência, aumento do batimento cardíaco e dor de cabeça, devendo-se consultar o médico imediatamente.

Composição

Loratadina Xarope

Cada ml de xarope de loratadina contém:

Loratadina ___________________________________ 1 mg

Excipientes ___________________________________1 mL

(Excipientes: ácido cítrico, sacarose, benzoato de sódio, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, propilenoglicol, sorbitol, aroma de pêssego e água purificada).

Loratadina Comprimidos

Cada comprimido revestido contém:

Loratadina __________________________________ 10 mg

Excipientes ____________________________1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, cera de carnaúba e talco).

Laboratório

EMS

SAC: 0800 191914.

Dizeres Legais:

Loratadina MS 1.6773.0242 | Farm. Resp.: Dra. Maria Betânia Pereira

< Loranil-d < Loratadina > Loratamed >
publicidade