Livalo

publicidade

Indicação

Para que serve?

Livalo 2 ou 4 mg é indicado para reduzir os níveis elevados de colesterol total, em adultos com excesso de substâncias gordurosas no sangue, juntamente com uma dieta sem gorduras.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Livalo varia de 1 a 4 mg, tomados 1 vez por dia a qualquer hora, e com ou sem alimentos, nunca excedendo a dose máxima de 4 mg por dia.

Os comprimidos de Livalo devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Livalo podem incluir dor nas costas, prisão de ventre, diarreia, dor muscular, dor nas articulações, dor de cabeça, gripe, inflamação no nariz e faringe ou dor nas extremidades.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Livalo está contraindicado para mulheres grávidas, em idade fértil ou amamentando, pacientes com doença no fígado, pacientes em tratamento com ciclosporina e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Livalo é um medicamento que tem na sua composição pitavastatina cálcica, um inibidor da hidroximetilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase, que é responsável por inibir a produção de colesterol no fígado. Além disso, esta coenzima também é responsável por aumenta a remoção do “colesterol ruim” do sangue pelo fígado, o que diminui os níveis de colesterol total.

Livalo só deve ser utilizado juntamente com uma dieta para reduzir os níveis elevados de colesterol total apolipoproteína B e triglicérides em pacientes com excesso de gordura no sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Livalo, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 65 anos, doença muscular, lesão grave do músculo, estiver em tratamento com fibratos como Lopid e Lipidil, tiver problemas no funcionamento do fígado ou rins, alterações das funções endócrinas, tiver intolerância à lactose ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Livalo​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Livalo​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Livalo 2 mg por cada comprimido contém:

Pitavastatina cálcica ___________________________ 2,09 mg
- Equivalente a 2 mg de pitavastatina em base
livre
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

Livalo 4 mg por cada comprimido contém:

Pitavastatina cálcica ___________________________ 4,18 mg
- Equivalente a 4 mg de pitavastatina em base
livre
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, hidroxipropilcelulose, hipromelose, metassilicato de alumínio magnésio, estearato de magnésio, dióxido de titânio, citrato de trietila e sílica coloidal anidra).


Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /var/www/html/med-view.php on line 347

Interações Medicamentosas

Livalo não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, eritromicina, rifampina, niacina ou juntamente com outros fibratos, genfibrozila.


Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /var/www/html/med-view.php on line 347

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Livalo, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Laboratório

Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800 724 6522

Outros remédios para o reduzir os níveis de colesterol no organismo podem ser Repatha ou Rosucor 10 e 20 mg.

Dizeres Legais:

Ms: 1.1260.0187
Farm. Resp.: Márcia A. Preda

< Litocit < Livalo > Lixiana >
publicidade