Libiam

publicidade

Indicação

Para que serve?

Tratamento dos transtornos da menopausa natural ou cirúrgica, como fogachos, sudorese, irritabilidade e atrofia da mucosa urogenital. Melhora a dispareunia, a libido e o humor. Prevenção e tratamentos da osteoporose pós-menopausa.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Gravidez; tumores estrógeno-dependentes comprovados ou suspeitos, distúrbios cardiovasculares ou cerebrovasculares, sangramento vaginal sem diagnóstico e distúrbios hepáticos graves.

Posologia

Como usar?

A dose usual é 2,5 mg, 1 comprimido ao dia, administrado, de preferência, no mesmo horário.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Geralmente é bem tolerada e a incidência de efeitos colaterais é baixa. Eventualmente poderão ocorrer as seguintes reações: sangramento vaginal, alteração do peso corpóreo, dor de cabeça, vertigem, distúrbio gastrintestinal, edema, aumento dos pelos faciais e dermatose seborréica. Podem ocorrer alterações transitórias nos testes de função hepática e outros parâmetros bioquímicos. O tratamento poderá diminuir a tolerância à glicose e aumentar a necessidade de insulina ou outras drogas antidiabéticas. Também foram observadas alterações no perfil lipídico durante o tratamento com a tibolona.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A tibolona pode causar irregularidades do ciclo e inibição da ovulação em mulheres. Devem ser monitorados: - Pacientes diabéticas: a tibolona pode diminuir a tolerância à glicose e aumentar a necessidade de drogas antidiabéticas ou insulina. Pacientes enxaquecosas, de disfunção renal ou hepática, de hipercolesterolemia, pois podem ocorrer alterações nesses quadros. Não deve ser usado como anticoncepcional.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não se tem informação de intoxicação grave com tibolona. a toxidade oral da substância é muito baixa. caso ocorra superdosagem informe imediatamente ao médico para, se necessário, adotar tratamento de suporte.

Interações Medicamentosas

Os indutores enzimáticos podem reduzir a atividade da tibolona. Não se deve administrar anticoagulantes com tibolona para evitar-se o risco de hemorragia.

Venda

Venda sob prescrição médica

Introdução

Libiam
Terapia de Reposição Hormonal

Informações Técnicas

Libiam é um esteróide que suprime os sintomas vasomotores, estimula a mucosa vaginal, reduz a hipersecreção de gonadotrofinas e previne a perda óssea nas mulheres pós-menopausadas. Com ação tecidual específica, exibe efeitos hormonais estrogênicos, progestogênicos e um fraco efeito androgênico, os quais propiciam um efeito estabilizante no sistema hipotálamo-hipofisário, com benefícios sobre o humor e a libido. É rapidamente absorvida do trato gastrintestinal e é metabolizada principalmente pelo fígado. A excreção é predominantemente fecal, com meia-vida de eliminação de aproximadamente 45 horas.

Composição e Apresentação

Cada comprimido contém:
Tibolona....................2,5 mg e excipientes...q.s.p.....1 comprimido.

Cartucho contendo 1 blister com 28 comprimidos de 2,5 mg.

Nome Genérico

Tibolona

Laboratório

Libbs farmacêutica Ltda.

Sac: 08000-135044

< Liberaflux < Libiam > Lidial pomada >
publicidade