Levotiroxina sódica



Indicação

Para que serve?

É usado para tratar diversos tipos de hipotireoidismo e aumento de tamanho da tireoide.

Posologia

Como usar?

A dosagem varia de acordo com o grau de hipotireoidismo, idade do paciente e tolerância ao tratamento, devendo ser indicadas pelo endocrinologista.

A posologia no adulto para tratar hipotireoidismo deve ser 50 mcg/dia, que serão aumentadas de acordo com as condições cardiovasculares da pessoa.

No recém-nascido, a dose inicial deverá ser de 5 a 6 mcg/kg/dia em função da dosagem dos hormônios circulantes. Na criança, a posologia deve ser estabelecida em função dos resultados das dosagens hormonais e, em geral, é de 3 mcg/kg/dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais frequentes são alteração dos batimentos cardíacos, dor no peito, nervosismo, dor de cabeça, insônia, cansaço, fraqueza muscular, cãibras, intolerância ao calor, suor excessivo, febre, perda de peso, alterações menstruais, diarreia ou vômito.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

É contraindicado em caso de alergia a qualquer componente da fórmula, infarto do coração recente, histórico de níveis de hormônio tireoide elevados, insuficiência da glândula suprarrenal e hipertireoidismo não tratado.

Farmacocinética

Como funciona?

Levotiroxina sódica contém na sua fórmula levotiroxina que vai atuar no organismo de forma a repôr a falta de hormônio da tireoide.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Mulheres grávidas ou que estejam a amamentar, devem consultar o médico antes de iniciar o medicamento para avaliar os efeitos sobre a idade gestacional do bebê.

No caso de existir histórico de doença do coração, pressão alta, insuficiência da glândula suprarrenal, falta de apetite, tuberculose, asma ou diabetes, deve-se fazer o tratamento com precaução.

Em recém-nascidos prematuros com baixo peso, o início da terapia com levotiroxina deve ser realizado com extrema cautela.

O uso de levotiroxina pode estar associado a risco de perda óssea, com consequente desenvolvimento de osteoporose e fraturas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem podem surgir convulsões, arritmias cardíacas ou diminuição do batimento do coração, devendo-se ir para o hospital com urgência para consultar imediatamente o médico.

Composição

Cada comprimido pode conter:

Levotiroxina sódica ________________ 25 mcg, 50 mcg, 75 mcg, 88 mcg, 100 mcg, 112 mcg, 125 mcg, 150 mcg, 175 mcg ou 200 mcg

Excipiente _______________________________ comprimido

(Excipientes: amido de milho, croscamelose sódica, estearato de magnésio, gelatina, lactose monoidratada).

Laboratório

Merck S.A.

SAC: 0800 7277293

Dizeres legais:

Levotiroxina sódica M.S. 1.0089.0355 | Farmacêutica Responsável: Fernanda P. Rabello

< Levordiol < Levotiroxina sódica > Levovist >
publicidade