Levolukast



Indicação

Para que serve?

O Levolukast está indicado para aliviar os sintomas associados à rinite alérgica sazonal, que surge em algumas épocas do ano, como na primavera e no outono, por exemplo.

Posologia

Como usar?

A dose habitualmente usada é de 1 comprimido à noite. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem serem partidos ou mastigados, com ou sem alimentos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O uso deste remédio pode causar alguns efeitos secundários como infeções recorrentes dos ouvidos, nariz e garganta, diarreia, náusea, vômitos, febre, vermelhidão na pele, dor de cabeça, boca seca, sonolência e cansaço excessivo.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Levolukast não pode ser utilizado por pessoas com alergia às substâncias montelucaste, levocetirizina, outros derivados de piperazina ou a qualquer um dos componentes da fórmula, problemas graves nos rins, histórico familiar de intolerância à lactose ou má absorção de glucose-galactose.

Este remédio também não deve ser utilizado por crianças de idade inferior a 18 anos.

Farmacocinética

Como funciona?

Este medicamento combina uma substância anti-histamínica, a levocetirizina, e um bloqueador da ação dos leucotrienos, o montelucaste. Através da levocetirizina a reação alérgica não ocorre porque esta substância impede a ligação da histamina ao seu recetor.

Já o montelucaste bloqueia o receptor de leucotrienos, impedindo assim o ciclo de inflamação. O tempo médio estimado do início da ação de Levolukast é de 1 hora após a ingestão do medicamento.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Os comprimidos de Levolukast contêm açúcar e, por isso deverão ser usados com cuidado por pessoas com diabetes.

No caso de grávidas ou mulheres a amamentar, este remédio não deverá ser utilizado sem indicação e orientação do médico. Não se deverá amamentar durante o tratamento com Levolukast.

Levolukast dá sono?

Devido à presença da Levocetirizina, o uso deste remédio pode causar sonolência em algumas pessoas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Se acidentalmente, for ingerida uma quantidade maior do que a indicada e surgirem efeitos colaterais, é recomendado ir ao hospital e levar a caixa do medicamento.

Composição

Cada comprimido de Levolukast contém:

Montelucaste de sódio__________________________10,4 mg (equivalente a 10 mg de montelucaste)

Dicloridrato de levocetirizina ________________________5 mg

(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico, croscarmelose sódica, hiprolose, estearato de magnésio, opadry yellow e água purificada).

Laboratório

Glenmark Farmacêutica Ltda.

Dizeres Legais:

MS 1.1013.0274 - Farmacêutica Responsável: Valéria Medeiros Miqueloti

CRF/SP nº 51.263

< Levoid comprimidos < Levolukast > Levordiol >
publicidade