Leukeran

publicidade

Indicação

Para que serve?

Leukeran é indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer como Doença de Hodgkin, certas formas de Linfoma não-Hodgkin ou Leucemia linfocítica crônica, e no tratamento de algumas desordens do sangue como Macroglobulinemia de Waldenström, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Os comprimidos de Leukeran devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, juntamente com um copo de água e com o estômago vazio, pelo menos de 1 antes ou 3 horas após as refeições.

As doses recomendadas e a duração do tratamento com Leukeran devem ser indicadas pelo seu médico, pois este é um remédio citotóxico, que apenas deve ser tomado sob orientação médica. Além disso, as doses recomendadas dependem da doença a tratar e da resposta individual do paciente ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Leukeran podem incluir alterações nos resultados de exames de sangue, formas secundárias de câncer no sangue, anemia, convulsões em crianças com problemas nos rins ou problemas gastrintestinais como enjoo, vômito, diarreia ou aftas.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Leukeran está contraindicado para mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou amamentando e para pacientes com alergia à Clorambucila ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Leukeran tem na sua composição Clorambucila, um composto citotóxicos utilizado no tratamento de alguns tipos de câncer e de algumas desordens do sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Leukeran, deverá falar com o seu médico se tomou recentemente ou pretende tomar alguma vacina, tiver uma baixa contagem de células ou de elementos do sangue, fez recentemente ou se estiver a fazer quimioterapia ou radioterapia, pretender realizar alguma cirurgia, tiver historial de tremores generalizados ou convulsões ou doença renal degenerativa, tiver historial de tuberculose, de alergia à Clorambucila ou a algum dos componentes do medicamento, ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo Fenilbutazona ou medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Leukeran nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Leukeran​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Leukeran por cada comprimido contém:

Clorambucila ___________________________________ 2 mg
Excipientes _____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, lactose anidra, dióxido de silício, ácido esteárico, hipromelose, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho e macrogol).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Leukeran deve consultar o médico.

Laboratório

GlaxoSmithKline Brasil Lda.

- SAC: 0800 701 2233

O genérico de Leukeran é a Clorambucila.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0107.0208
Farm. Resp.: Edinilson da Silva Oliveira

< Leucogen xarope < Leukeran > Levitra >
publicidade