Leflunomida

publicidade

Indicação

Para que serve?

A leflunomida é indicada para o tratamento da artrite reumatoide ativa, reduzindo os sinais e sintomas, inibindo a destruição das articulações e melhorando as funções físicas e de saúde relacionadas à qualidade de vida.

Além disso, este remédio é também indicado para o tratamento da artrite psoriática ativa.

Posologia

Como usar?

O tratamento com leflunomida para artrite reumatoide é geralmente iniciado com uma dose de ataque de 100 mg uma vez ao dia, durante 3 dias.

A dose de manutenção recomendada é de 20 mg, uma vez ao dia. Se a dose de 20 mg não for clinicamente tolerada, pode ser reduzida, a critério médico.

O tratamento para artrite psoriática é iniciado também com uma dose de ataque de 100 mg, uma vez ao dia, durante 3 dias. A dose de manutenção é de 20 mg, uma vez ao dia.

O resultado do tratamento pode ser evidenciado após 4 semanas e pode melhorar de 4 a 6 meses após o seu início.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comus que podem ocorrer durante o tratamento com leflunomida são diarreia, náusea, vômitos, anorexia, distúrbios da mucosa oral, dor abdominal, elevação dos parâmetros laboratoriais hepáticos, colite, aumento da pressão sanguínea, leucopenia, dor de cabeça e vertigem.

Além disso, também se pode manifestar formigamento na pele, reações alérgicas leves, coceira, eczema, pele ressecada, aumento da queda de cabelo, perda de peso e cansaço.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Arava é contraindicado em pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, também não deve ser usado em menores de 18 anos, mulheres grávidas, mulheres que estejam a amamentar ou que possam vir a engravidar.

Homens que desejam ter filhos devem considerar a interrupção do tratamento e a utilização do procedimento de eliminação da leflunomida.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A leflunomida deve ser usas com cautela em pessoas com problemas no fígado, com anemia preexistente, leucopenia, trombocitopenia ou com alterações na função da medula óssea.

Além disso, não é recomendado o uso deste medicamento em pessoas com imunodeficiência severa, alterações significativas da função da medula óssea ou com infecções graves.

A pressão sanguínea deve ser verificada antes do início e periodicamente durante o tratamento com leflunomida.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Caso ocorra superdosagem, deve-se ir imediatamente ao médico.

Composição

ARAVA 20 mg

Cada comprimido revestido contém:

Leflunomida__________________________________20 mg

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho, povidona K25, dióxido de silício, estearato de magnésio, crospovidona, hipromelose, macrogol 8000, dióxido de titânio, óxido férrico amarelo e talco).

ARAVA 100 mg

Cada comprimido revestido contém:

Leflunomida_________________________________100 mg

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho, povidona K25, dióxido de silício, estearato de magnésio, crospovidona, hipromelose, macrogol 8000, dióxido de titânio e talco).

Laboratório

Sanofi

- SAC 0800-703 00 14

Dizeres legais:

MS 1.1300.0264 | Farm. Resp.: Silvia Regina Brollo | CRF-SP 9.815

< Lavitan Ômega 3 < Leflunomida > Legalon >
publicidade