Lastacaft

Atualizado em: Maio 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Lastacaft é um colírio antialérgico indicado para a prevenção da coceira nos olhos causada pelas conjuntivites alérgicas.

Posologia

Como usar?

Este colírio é de uso tópico ocular.

A dose usual é de 1 gota aplicada no olho afetado, uma vez ao dia.

Deve-se ter cuidado para não encostar a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do colírio

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Em geral, Lastacaft é bem tolerado. No entanto podem ocorrer algumas reações adversas como irritação ocular, ardor e sensação de pontadas nos olhos ao aplicar o colírio, vermelhidão ocular, hiperemia conjuntival e coceira dos olhos.

Além disso, também pode ocorrer secreção ocular, inchaço dos olhos, eritema das pálpebras, edema das pálpebras, hipersensibilidade, sonolência, conjuntivite, aumento do lacrimejamento, visão turva, alergia ocular, inchaço do rosto e dermatite alérgica.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Lastacaft é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a qualquer um dos componentes da sua fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este colírio não deve ser utilizado por grávidas, lactantes ou crianças menores de 2 anos, sem a orientação do médico.

Além disso, também não deve ser aplicado durante o uso de lentes de contato gelatinosas ou hidrofílicas, pois o cloreto de benzalcônio presente na fórmula pode ser absorvido pelas lentes e ocasionar descoloração das lentes. Por este motivo, devem-se retirar as lentes antes da aplicação do colírio e aguardar pelo menos 15 minutos para recolocá-las após a aplicação de Lastacaft.

Quando mais de um medicamento tópico oftálmico estiver sendo utilizando, deve ser respeitado o intervalo de pelo menos 5 minutos entre a administração dos medicamentos.

O Lastacaft pode ainda causar borramento de visão transitória após a aplicação ou sonolência, o que pode interferir na capacidade de dirigir ou operar máquinas. Nestes casos, deve-se aguardar até que a visão retorne ao normal antes de se dirigir ou operar máquinas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não foram relatados casos de superdose nos estudos clínicos. É improvável a ocorrência de superdose com este produto baseado na dose e método de administração de Lastacaft.

Composição

Cada mL, correspondente a cerca de 32 gotas, contém:

Alcaftadina_____________________________________2,5 mg

Veículo____________________________________q.s.p. 1 mL

(Veículo: cloreto de benzalcônio como conservante, edetato dissódico diidratado, fostato de sódio monobásico monoidratado, cloreto de sódio, hidróxido de sódio e/ou ácido clorídrico (para ajuste do pH) e água purificada).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Lastacaft deve ser armazenado em temperatura ambiente, entre 15 e 30º C.

Após aberto, o colírio é válido por 28 dias.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Laboratório

Allergan

Allergan Produtos Farmacêuticos LTDA: - SAC: 0800 14 4077

Dizeres legais:

Reg. ANVISA/MS – 1.0147.0179 | Farm. Resp.: Elizabeth Mesquita CRF-SP nº 14.337

publicidade