Jardiance



Indicação

Para que serve?

Jardiance é indicado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, em adultos.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada de Jardiance é de 10 mg, 1 comprimido de Jardiance 10 mg por dia, nunca excedendo a dose máxima recomendada de 25 mg por dia.

Os comprimidos de Jardiance devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

Jardiance pode ser usado sozinho ou em conjunto com outros remédios para a diabetes, como metformina, tiazolidinedionas, sulfonilureia ou insulina.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Jardiance podem incluir abaixamento dos níveis de açúcar no sangue, infeções e inflamações nos órgãos genitais ou aumento da frequência e volume da urina.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Jardiance está contraindicado para pacientes com doenças hereditárias raras que possam ser incompatíveis com os excipientes da fórmula, pacientes com diabetes mellitus do tipo 1 ou cetoacidose diabética e para pacientes com alergia à Empagliflozina ou a algum dos componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Jardiance é um medicamento que tem na sua composição Empagliflozina, um composto responsável por reduzir a absorção do açúcar dos rins para o sangue, o que faz com que o este açúcar, seja assim eliminado na urina, sendo deste modo possível controlar os níveis de açúcar ou glicose no sangue.
Além disso, a eliminação de glicose na urina proporcionada por Jardiance, promove a perda de calorias, o que conduz a longo prazo a uma perda da gordura e redução do peso corporal.

Jardiance melhora os níveis de glicose plasmáticos tanto em jejum como após as refeições, em pacientes adultos com diabetes do tipo 2. Além disso, o mecanismo de ação da Empagliflozina é independente da insulina, o que pode reduzir o risco de atingir níveis baixos de glicose no sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Jardiance, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais menos de 18 anos de idade ou mais de 75 anos de idade, tiver doenças ou problemas nos rins, alguma condição que possa levar à queda de pressão como doença cardíaca conhecida, estiver em tratamento com anti-hipertensivos, tiver diarreias frequentes, doenças do trato gastrintestinal, infecção do trato urinário, tiver intolerância à lactose ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Jardiance não exclui a necessidade manter uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico regular e hábitos de vida saudáveis. Além disso, em todos os casos de diabetes é recomendada uma dieta com redução de açúcares e em casos de diabetes associada ao excesso de peso uma dieta com redução de açúcares e calorias.

O tratamento com Jardiance​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Jardiance​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Jardiance 10 mg por cada comprimido contém:

Empagliflozina _________________________________ 10 mg

Jardiance 25 mg por cada comprimido contém:

Empagliflozina _________________________________ 25 mg

(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, hiprolose, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, talco, macrogol e óxido férrico amarelo).

Interações Medicamentosas

Jardiance não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos tiazídicos como hidroclorotiazida, diuréticos como furosemida, outros medicamentos diabéticos orais como metformina, glimepirida, pioglitazona, sitaglitpina ou linagliptina, medicamentos para problemas cardíacos como varfarina, digoxina, ramipril, sinvastatina, hidroclorotiazida ou torasemida ou juntamente com contraceptivos orais.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Jardiance, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que o faça ainda no mesmo dia. Porém, se apenas se lembrar no dia seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose desse dia. As doses de Jardiance nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Jardiance emagrece?

Não, Jardiance não deve ser utilizado para emagrecer, pois é um medicamento que apenas é indicado para o tratamento de pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Porém, pacientes com diabetes em tratamento com este medicamento, podem apresentar alguma perda de gordura e redução do peso, uma vez que este medicamento diminui a absorção de açucares.

Laboratório

.

O genérico de Jardiance é a Empagliflozina e outros medicamentos para o tratamento da diabetes podem ser Victoza​, Xultophy, Forxiga ou Glifage.

< Janumet XR < Jardiance > Jevtana >
publicidade