Janumet XR



Indicação

Para que serve?

Este medicamento é usado para diminuir o nível de açúcar no sangue, ajudando a tratar a diabetes tipo 2. No entanto, deve ser associado a dieta e exercício físico recomendados pelo endocrinologista.

Existe outro medicamento para tratar a diabetes tipo 2 chamado Janumet, no entanto a sua ação dura menos tempo.

Posologia

Como usar?

Deve ser tomado uma vez ao dia, com alimentos, de preferência à noite. Não se deve mastigar, cortar ou amassar o comprimido.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Um efeito colateral grave deste medicamento é a acidose láctica que provoca dor muscular anormal, fraqueza, dificuldade para respirar, náuseas, vômito, dor no estômago, diarreia, diminuição do batimento cardíaco, tontura ou desmaio. Caso surjam estes sintomas, deve-se parar de tomar Janumet XR e consultar o endocrinologista.

Podem também surgir outros efeitos como diarreia, dor de garganta, infecção respiratória ou dor de cabeça que surgem no início do tratamento, desaparecendo com o tempo.

Existe possibilidade de reação alérgica com urticária, inchaço dos lábios, língua ou garganta que dificultam a respiração e engolir e, por isso, deve-se parar de tomar o medicamento e procurar o médico rapidamente, caso isso aconteça.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não é recomendado na gravidez ou durante a amamentação, devendo-se consultar o endocrinologista para avaliar o uso deste medicamento. Não deve ser usado em menores de 18 anos, doentes com diabetes tipo 1, problemas de rins, insuficiência cardíaca congestiva ou com aumento de ácido no sangue, assim como em casos de alergia a qualquer componente da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

No Janumet XR, a metformina faz o corpo ficar mais sensível à ação da insulina, um hormônio que retira o açúcar do sangue e o leva para dentro das células. A sitagliptina, outro componente, aumenta a produção e a liberação de insulina pelo pâncreas. Em conjunto, as duas substâncias reduzem os níveis excessivos de açúcar no sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Doentes com problemas de rins, coração ou fígado devem ter cuidado a tomar este medicamento, assim como pessoas com mais de 80 anos de idade, pois é necessário fazer exames aos rins para verificar que estão funcionando corretamente.

Durante o tratamento não se deve beber bebidas alcoólicas em excesso nem tomar remédios à base de plantas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Caso se tome uma dose superior à indicada, podem surgir sintomas de baixa de açúcar no sangue, como tontura ou visão turva, sendo necessário ir imediatamente ao hospital.

Composição

Cada comprimido Janumet XR 50/500 contém:

Fosfato de Sitagliptina _______________________ 64,25 mg

- Equivalente a 50 mg de fosfato de sitagliptina base

Cloridrato de Metformina de libertação prolongada __ 500 mg

Cada comprimido Janumet 50/1000 contém:

Fosfato de Sitagliptina _______________________ 64,25 mg

- Equivalente a 50 mg de fosfato de sitagliptina base

Cloridrato de Metformina de libertação prolongada _ 1000 mg

(Excipientes: povidona, hipromelose, dióxido de silício coloidal, estearilfumarato de sódio, galato de propila, macrogol, caulim, celulose microcristalina, hipromelose, hiprolose, dióxido de titânio e óxido de ferro amarelo).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser conservado na caixa em temperatura entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da luz e umidade, até à data de validade indicada na embalagem.

Laboratório

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800-0122232

Janumet XR ​MS - 1.0029.0177 | Farm. Resp.: Fernando C. Lemos

< Janumet comprimidos < Janumet XR > Jardiance >
publicidade