Imodium

publicidade

Indicação

Para que serve?

Imodium ​Plus e Imodium Rapid são indicados no tratamento da diarreia repentina, em adultos e crianças.

A versão Imodium Plus é mais indicado para o tratamento de casos de diarreia com dores de estômago, inchaço abdominal e excesso de gases, já a versão Imodium Rapid, é mais indicada no tratamento da diarreia de longa duração e para o tratamento de casos onde foi removida parte dos intestinos através de cirurgia, por exemplo.

Posologia

Como usar?

Imodium Plus

  • Adultos com mais de 18 anos de idade: a dose recomendada é de 2 comprimidos, de uma só vez, e posteriormente 1 comprimido após cada vez que as fezes forem pastosas ou líquidas.
  • Adolescentes entre 12 e 18 anos de idade: a dose recomendada é de 1 comprimido, e posteriormente 1 comprimido após cada vez que as fezes forem pastosas ou líquidas.

Imodium Plus está disponível na forma de comprimidos mastigáveis, devendo os comprimidos ser sempre mastigados e não engolidos.

Imodium Rapid

  • Adultos: geralmente, a dose recomendada para o tratamento da diarreia aguda é de 2 comprimidos, de uma só vez, e posteriormente 1 comprimido após cada vez que as fezes forem pastosas ou liquidas. Para o tratamento da diarreia prolongada a dose a administrar deve ser indicada pelo seu médico.
  • Crianças com mais de 5 anos: geralmente, a dose recomendada para o tratamento da diarreia aguda é de 1 comprimido, e posteriormente 1 comprimido após cada vez que as fezes forem pastosas ou líquidas.

Imodium Rapid está disponível na forma de comprimidos de dissolução rápida, devendo o comprimido ser dissolvido na língua ou em água, no caso de administração a crianças.

O tratamento com Imodium deve ser interrompido quando as fezes se tornarem duras ou sólidas, ou se passarem mais de 24 horas após a última dejeção. Além disso, as doses recomendadas de Imodium para o tratamento da diarreia de longa duração, devem ser indicadas pelo seu médico, pois dependem da gravidade do problema a tratar e da idade e resposta individual do paciente ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Imodium podem incluir dor de cabeça, tontura, prisão de ventre, náusea, gases, sonolência, dor abdominal, desconforto abdominal, boca seca, vômito ou má digestão.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Imodium está contraindicado para casos onde exista sangue nas fezes ou febre elevada, pacientes com inflamação do intestino delgado como colite ulcerosa ou colite pseudomembranosa, pacientes com prisão de ventre, barriga inchada ou intolerância a alguns açucares e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula. Além disso, Imodium Plus está também contraindicado para crianças com menos de 12 anos de idade e Imodium Rapid para crianças com menos de 5 anos de idade.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Imodium tem na sua composição Loperamida, um composto que age tornando as fezes sólidas e menos frequentes, o que leva à paragem da diarreia.

Além disso, Imodium Plus tem também na sua composição Simeticone, uma substância que dispersa os gases retidos no intestino, responsáveis cólicas e libertação de gases.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Imodium, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas de fígado ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Imodium é recomendada a ingestão de muitos líquidos, pois a diarreia causa a perda de fluidos o que pode conduzir à desidratação.

Imodium é um remédio que não trata a causa da diarreia, pelo que, deve consultar o seu médico caso os sintomas não passem passadas 48 horas de tratamento ou em caso de agravamento dos sintomas. Além disso, se tiver Aids e estiver a tratar a diarreia com Imodium, deve interromper o tratamento e consultar o médico caso sinta o abdômen inchado.

Durante o tratamento com Imodium deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou maquinas, pois este medicamento pode causar vertigens, confusão, cansaço ou sonolência.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Imodium​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Imodium podem incluir rigidez nos músculos, falta de coordenação dos movimentos, sonolência, dificuldade em urinar ou falta de ar.

Composição

Imodium Plus​ por cada comprimido mastigável contém:

Cloridrato de Loperamida __________________________ 2 mg
Simeticone ___________________________________ 125 mg
Excipientes _____________________ 1 comprimido mastigável

(Excipientes: sacarose e amido de milho, celulose microcristalina, copolímero básico de metacrilato de butilo, acetato de celulose, sorbitol (E420), dextratos, aroma natural e artificial de baunilha hortelã - incluindo sacarose, amido de milho modificado, xarope de milho sólido, ester de poliglicerol de ácidos gordos, fosfato de cálcio, leite em pó de enzima modificada), sacarina sódica, ácido esteárico e fosfato de cálcio).

Imodium Rapid​ por cada comprimido de comprimidos de dissolução rápida contém:

Cloridrato de Loperamida __________________________ 2 mg
Excipientes _____________ 1 comprimido de dissolução rápida

(Excipientes: gelatina, manitol, aspartamo, aroma de mentol e bicarbonato de sódio).

Interações Medicamentosas

Imodium Plus não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como quinidina, itraconazol ou cetaconazol, gemfibrozil, ritonavir ou juntamente com desmopressina.

Imodium Rapid não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos que tornam a atividade do estômago e intestinos mais lenta como anticolinérgicos, quinidina ou juntamente com ritonavir.

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

O genérico de Imodium é a Loperamida e outros medicamentos para parar a diarreia podem ser Floratil, Imosec, Diasec ou Lomotil.

< Immunate injetável < Imodium > Imosec >
publicidade