Humatrope

Somatropina



Indicação

Para que serve?

Pode ser usado em crianças com estatura baixa ou falha de crescimento devido à falta de hormônio de crescimento, síndrome de Turner ou baixa estatura idiopática. Assim como em adultos com deficiência de hormônio de crescimento.

Posologia

Como usar?

Deve ser administrado através de injeção por debaixo da pele, devendo o local de administração ser rodado regularmente para não causar reação.

A dose varia de acordo com a doença, podendo ser:

  • Deficiência de hormônio de crescimento em crianças: 0,18 a 0,30 mg / kg / semana;
  • Síndrome de Turner: Até 0,375 mg / kg / semana;
  • Estatura baixa idiopática: Até 0,37 mg / kg / semana;
  • Pequeno para a idade gestacional: Até 0,47 mg / kg / semana;

No caso de deficiência de hormônio de crescimento em adultos, a dose deve ser sempre indicada pelo médico de acordo com as características físicas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns são vermelhidão, coceira ou dor no local de administração da injeção, diminuição da produção de hormônio tireoideu, inchaço generalizado, dores nas articulações, dores nos músculos, síndrome do túnel do carpo e aumento dos níveis de açúcar no sangue.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado em crianças com Síndrome de Prader-Willi com grave comprometimento respiratório ou obesidade, crianças que tenham já terminado fase de crescimento, presença de câncer, retinopatia devido a diabetes e em caso de alergia a qualquer componente da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Humatrope contém hormônio de crescimento sintético que atua no organismo aumentando os efeitos do hormônio de crescimento produzido naturalmente, levando ao crescimento dos ossos, órgãos e regulação de outros hormônios.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de se iniciar tratamento deve-se ter em consideração:

  • Síndrome de Prader-Willi: Avaliar os sinais de dificuldade em respirar e apnéia do sono antes do início do tratamento, devendo-se suspender o tratamento se estes sinais ocorrerem.
  • Câncer: avaliar pacientes com tumores existentes ou que estejam a progredir, havendo um risco aumentado para reaparecimento em sobreviventes de câncer infantil, em particular tumores nas meninges.
  • Diabetes: deve-se analisar periodicamente os níveis de glicose dos doentes, podendo ser necessário ajustar medicação.
  • Retenção de líquidos: em caso de existência de inchaço dos pés, síndrome do túnel do carpo ou dores nas articulações, pode ser necessário redução de dose.

É necessário avaliar regularmente o funcionamento da tireóide e produção de hormônio tireoideu, produção de cortisol pelas glândulas supra-renais e funcionamento do pâncreas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de se tomar dose superior à indicada, inicialmente podem aparecer sintomas relacionados com a falta de açúcar no sangue, como visão embaçada, tonturas ou cansaço e, de seguida, elevação acentuada dos níveis de açúcar no sangue. A longo prazo podem surgir sinais de gigantismo e órgãos muito grandes. Caso isto aconteça, deve-se consultar o médico imediatamente.

Composição

Cada injeção de Humatrope pode conter 5 mg, 12 mg ou 24 mg de hormônio de crescimento.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser armazenado na geladeira em temperatura entre os 2ºC e os 8ºC, até à data de validade indicada na embalagem.

Laboratório

Eli Lilly do Brasil Ltda.

SAC: 0800 723 6666

< Humalog < Humatrope > Humegon >
publicidade