Hidroquinona

publicidade

Indicação

Para que serve?

O creme de hidroquinonaé indicado no clareamento gradual de manchas como melasmas, sardas, lentigos senis, e outras condições em que ocorre hiperpigmentação por produção excesiva de melanina.

Posologia

Como usar?

O creme deve ser aplicado em camada fina, na área a tratar, duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite, ou conforme orientação médica.

O produto deve ser utilizado até a despigmentação adequada da pele, devendo ser aplicado por mais alguns dias como dose de manutenção. Caso não seja observada a despigmentação esperada após 2 meses de aplicação do produto o tratamento deve ser descontinuado e o médico notificado.

Após o rompimento do lacre da bisnaga do creme, e sempre após o uso do produto, a tampa e o bico devem ser limpos com lenço de papel para evitar o escurecimento dos mesmos, o que é normal, devido à oxidação da hidroquinona quando em contato com o ar. Caso isto ocorra, o produto pode ser utilizado normalmente, tomando-se o cuidado de desprezar a parte escurecida do creme no bico da bisnaga

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Deve-se informar o médico se surgirem reações desagradáveis como vermelhidão, coceira, inflamação excessiva, bolhas e sensação leve de queimação.

Outras reações menos frequentes, como manchas marrons reversíveis nas unhas, também estão relacionadas com o uso de hidroquinona.

Se o produto for utilizado por um período muito longo pode ocorrer hiperpigmentação, especialmente em áreas da pele expostas ao sol.

Deve-se suspender o uso se surgirem irritações e contatar o médico.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A hidroquinona não deve ser usada em pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula.

O produto não deve entrar em contacto com os olhos e caso aconteça, deve-se lavar com bastante água e ir imediatamente ao médico.

Além disso, este creme não deve ser usado na pele irritada e na presença de queimaduras solares. Na gravidez e na lactação também não é aconselhado o seu uso, a não ser que o médico indique.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Deve-se evitar a exposição solar enquanto se estiver a fazer o tratamento e caso não seja possível, é aconselhável usar um protetor solar, recomendado pelo médico.

Para avaliar a hipersensibilidade ao produto sugere-se aplicá-lo inicialmente em uma pequena parte de pele íntegra, na área que apresenta as manchas ou próximo a ela, por 24 horas. O aparecimento de leve vermelhidão não é necessariamente uma contraindicação, mas o tratamento deve ser suspenso se ocorrerem reações como coceira, inflamação excessiva ou formação de bolhas.

Em crianças menores de 12 anos, a segurança e a eficácia do uso de hidroquinona não foram determinadas.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O creme de hidroquinona é indicado para o clareamento gradual de melasmas ou cloasmas, que são manchas provocadas pelo sol ou por fontes artificiais de irradiação, que comprometem o rosto, sendo comuns em homens e mulheres.

A hidroquinona é uma substância que atua como um substrato da tirosinase, competindo com a tirosina e inibindo a formação de melanina, responsável pela coloração da pele.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não foram relatadas reações adversas sistêmicas com o uso de hidroquinona tópica. Entretanto, o creme deve ser aplicado em pequenas partes do corpo, visto que alguns pacientes apresentaram eritema transitório e uma leve sensação de queimação.

Composição

Cada grama de creme dermatológico contém:

Hidroquinona___________________________________40 mg

Excipientes__________________________________q.s.p. 1 g

(Excipientes: padimato, oxibenzona, octinoxato, álcool estearílico, monoestearato de glicerila, éster de macrogol 400, estearato de sorbitana, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno, bissulfito de sódio, silicato de alumínio e magnésio, edetato dissódico di-hidratado e água).

Laboratório

.

Dizeres legais:

MS nº 1.0575.0054 | Farm. Resp.: Dra. Andreia Marini - CRF-SP nº 46.444

< Hidromed < Hidroquinona > Hidroxizina >
publicidade