Hidroclorotiazida 25 mg



Indicação

Para que serve?

Hidroclorotiazida 25 mg é indicada no tratamento da pressão arterial alta e no tratamento de inchaços causados por insuficiência cardíaca, cirrose hepática, tratamento com corticoides ou remédios hormonais, ou por algumas formas de disfunção renal como síndrome nefrótica, glomerulonefrite aguda ou insuficiência renal crônica, em adultos ou crianças.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Hidroclorotiazida 25 mg está contraindicado para pacientes com anúria ou ausência de formação de urina e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

Adultos

  • Tratamento da pressão alta: geralmente, a dose inicial recomendada para adultos varia de 50 a 100 mg por dia, administrados 1 vez por dia em toma única, de acordo com indicação médica.
  • Tratamento do inchaço: geralmente, a dose recomendada varia de 25 a 200 mg por dia, administrados 1 ou duas vezes por dia, de acordo com indicação médica.

Crianças

  • Criança até aos 2 anos de idade: a dose recomendada varia de 12,5 a 25 mg, administrados 2 vezes por dia.
  • Crianças entre os 2 e os 12 anos de idade: a dose recomendada varia de 25 a 100 mg, administrados 2 vezes por dia.

Os comprimidos de Hidroclorotiazida 25 mg devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Hidroclorotiazida 25 mg podem incluir perda de apetite, desconforto no estômago, náusea, vômito, prisão de ventre, pele e olhos amarelos, inflamação no pâncreas, vertigem, ardor, formigamento e coceira na pele, dor de cabeça, alterações nos resultados de exames de sangue, queda da pressão sanguínea ao levantar, manchas na pele, sensibilidade à luz solar, urticária, níveis elevados de açúcar no sangue, fraqueza ou espasmos musculares.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Hidroclorotiazida 25 mg, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 65 anos, estiver grávida ou amamentando, tiver problemas ou doenças graves nos rins ou fígado, historia de alergia a outros medicamentos ou de asma brônquica, tiver concentração baixa de magnésio no sangue, elevadas concentrações de ácido úrico no sangue ou gota, ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Hidroclorotiazida 25 mg, caso sinta sinais ou sintomas de desequilíbrio de fluidos e eletrólitos como boca seca, sede, fraqueza, letargia, sonolência, dores musculares ou cólicas, cansaço, pressão baixa, aceleração do ritmo cardíaco ou distúrbios gastrintestinais, deve consultar o seu médico logo que possível.

O tratamento com Hidroclorotiazida 25 mg​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Hidroclorotiazida 25 mg, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Hidroclorotiazida por cada comprimido contém:

Hidroclorotiazida ________________________________ 25 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, croscarmelose sodica e estearato de magnésio).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Hidroclorotiazida 25 mg deve ser armazenada em sua embalagem original, à temperatura ambiente, entre 15 e 30ºC, protegido da luz e umidade.

Farmacocinética

Como funciona?

Hidroclorotiazida 25 mg é composto que pertence à classe das tiazidas e que apresenta ação diurética, ajudando assim a aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina.

Após administração oral, o inicio de ação da Hidroclorotiazida ocorre 1 a 2 horas após administração e o seu efeito dura entre 6 a 12 horas.

Interações Medicamentosas

Hidroclorotiazida 25 mg não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, juntamente com outras tiazidas, medicamentos antidiabéticos, d-tubocurarina, agentes anti-inflamatórios não esteroides, barbitúricos como sedativos ou juntamente com remédios anestésicos e anticonvulsivantes.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Hidroclorotiazida 25 mg, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Hidroclorotiazida ajuda a emagrecer?

Não, Hidroclorotiazida não deve ser usada para emagrecer, pois não ajuda a reduzir o peso corporal. No entanto, em alguns casos, Hidroclorotiazida pode reduzir a retenção de líquidos, criando uma falsa sensação de perda de peso.

Laboratório

Fundação Para o Remédio Popular - FURP

- SAC: 0800 055 1530

Dizeres Legais:

Ms: 1.1039.0058
Farm. Resp.: Dr. Adivar Aparecido Cristina

< Hidroclorotiazida < Hidroclorotiazida 25 mg > Hidrocortisona >
publicidade