Hemovirtus

Atualizado em: Julho 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

Hemovirtus é indicado para auxiliar no tratamento e aliviar os sintomas das hemorroidas e varizes, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Tratamento das hemorroidas

  • No tratamento das hemorroidas, Hemovirtus deve ser aplicado de acordo com as seguintes instruções de aplicação: começar por lavar bem as mãos, retirar a tampa da bisnaga, remover o lacre e enroscar o bico do aplicador. Em seguida, introduzir o bico aplicador no ânus e pressionar a bisnaga para que o produto possa fluir para as áreas afetadas. Por fim, retirar lentamente o aplicador do ânus, desencaixar o aplicador, tampar a bisnaga e lavar bem as mãos e o aplicador com água corrente e sabão.
  • A aplicação da pomada deve ser feita após evacuar e após a higiene local, devendo o local encontrar-se limpo e seco.

Tratamento das varizes

  • No tratamento das varizes é recomendada a aplicação da pomada em quantidade suficiente sobre a variz, fazendo massagens suaves e prolongadas no local.

A duração do tratamento com Hemovirtus deve ser indicada pelo seu médico, sendo geralmente recomendado um período mínimo de 2 a 3 meses.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Hemovirtus podem incluir reações de alergia, como coceira, inchaço e vermelhidão na pele, boca seca, agitação, tontura, vertigem, confusão, perda de memória, delírio, alucinações, sonolência, olhos secos, visão embaçada, boca seca, dilatação das pupilas, urticária e bolinhas vermelhas na pele, alteração dos batimentos cardíacos, elevação da temperatura do corpo, dificuldade em urinar.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Hemovirtus está contraindicado para pacientes com glaucoma, perda dos movimentos do intestino, estenose pilórica, aumento da próstata, problemas cardíacos, pacientes com Doença de Chagas e para pacientes com alergia a alcaloides, a barbitúricos ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Hemovirtus é um remédio que tem na sua composição substâncias com propriedades analgésicas e vasoconstritoras locais, que tratam a dor e comprimem os vasos. Hemovirtus atua produzindo um alívio nas sensações desagradáveis causadas pelas hemorroidas e varizes, como peso no ânus, calor e perda de líquido ou sangue, o que em alguns casos pode conduzir à anemia, ao fechamento do ânus, estrangulamento das varizes e prisão de ventre.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Hemovirtus, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver doença ou problemas nos rins, consumir regularmente bebidas alcoólicas ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Hemovirtus é recomendado que tenha algumas precauções, como evitar a ingestão de bebidas, de carne e comidas apimentadas, devendo também evitar a permanência de muitas horas sentado e a realização regular de exercícios ao ar livre.

O tratamento com Hemovirtus nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental de Hemovirtus​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a ingestão acidental de Hemovirtus podem incluir boca e garganta secas, sede, dilatação da pupila, alterações nos batimentos cardiacos, pele seca e face avermelhada.

Composição

Hemovirtus por cada 1 g de pomada contém:

Extrato mole de Hamamelis virginiana L. ___________ 6,66 mg
Extrato mole de Davilla rugosa P. ________________ 6,66 mg
Extrato mole de Atropa belladonna L. ____________ 40,00 mg
Mentol _____________________________________ 4,00 mg
Cloridrato de lidocaína ________________________ 17,33 mg
- Equivalente a 15 mg de lidocaína base
Excipiente _______________________________________ 1 g

(Excipientes: metilparabeno, lanolina, petrolato branco, álcool etílico, propilenoglicol e água).

Interações Medicamentosas

Hemovirtus não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como pilocarpina, muscarina, arecolina, outros medicamentos neurolépticos como clorpromazina, sulpirida, haloperidol, flufenazina e fenotiazina, que contenham alcaloides como vimblastina, vincristina e vinorelbina, antidepressivos tricíclicos como amitriptilina, clomipramina, desipramina, imipramina e nortriptilina, anti-histamínicos como loratadina, maleato de dexclorfeniramina e betametasona, procainamida ou juntamente com quinidina.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de aplicar uma dose de Hemovirtus, deve aplicar a dose esquecida logo que se lembre, nunca administrando a dose em dobro.

Hemovirtus é bom para tirar olheiras?

Não, embora Hemovirtus tenha uma ação Vasoconstritora que ajuda a comprimir os vasos sanguíneos no local onde é aplicado, este não deve ser utilizado, sem indicação médica, para tirar olheiras.

Laboratório

Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S/A

- SAC: 0800 771 7017

Outros medicamentos para o tratamento das hemorroidas e varizes, além de Hemovirtus, podem ser Proctium ou Daflon 500.

< Hemogenin comprimidos < Hemovirtus > Heptron >
publicidade