Hemogenin comprimidos

Atualizado em: Abril 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

Este medicamento está indicado no tratamento de anemias causadas pela produção deficiente de eritrócitos. A anemia aplástica congênita, anemia aplástica adquirida, a mielofibrose e as anemias hipoplásticas devidas à administração de substâncias mielotóxicas, muitas vezes respondem ao tratamento.

A administração de oximetolona não deve excluir outras medidas de suporte, tais como transfusões de sangue, correção do ferro, do ácido fólico, da vitamina B12 e da vitamina B6, terapia antibacteriana e o uso apropriado de corticosteróides.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada em crianças e adultos é de 1 a 5 mg/kg do peso corporal por dia. A dose usualmente eficaz é de 1 a 2 mg/kg/dia, porém doses mais altas podem ser necessárias e a dosagem deve ser individualizada.

A resposta nem sempre é imediata e deve ser feita uma prova terapêutica mínima de 3 a 6 meses.

Seguindo-se a remissão, algumas pessoas podem ser mantidos sem o medicamento e outros podem ser mantidos a uma dose diária estabelecida mais baixa.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o Hemogenin são toxicidade no fígado e icterícia que é reversível quando a droga é descontinuada.

O desenvolvimento de características sexuais masculinas é o efeito indesejável mais comum associado à terapia com esteróides anabolizantes.

O tratamento com oximetolona, particularmente em altas doses, pode estar associada com efeitos potencialmente deletérios nas concentrações de lipídio sérico, incluindo hipertrigliceridemia, redução da lipoproteína de alta densidade e aumento da lipoproteína de baixa densidade nos níveis de colesterol. Durante a terapia com oximetolona pode também ocorrer inchaço e hipertensão devido ao sal e à retenção de água e ganho de peso. Foram relatados anemia por deficiência de ferro e aumento da atividade fibrinolítica sanguínea.

Além disso, embora seja muito raro, podem também ocorrer tumores do fígado, necrose hepática e morte.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser usado nas seguintes situações:

  • Pessoas do sexo masculino com carcinoma da próstata ou da mama;
  • Pacientes do sexo feminino com carcinoma da mama com hipercalcemia;
  • Gravidez;
  • Nefrose ou fase nefrótica da nefrite;
  • Alergia aos componentes da fórmula;
  • Insuficiência hepática severa;

Além disso, este medicamento também não deve ser usado para aumento de massa muscular, devido às graves reações adversas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Pode ocorrer o desenvolvimento de características sexuais masculinas na mulher e ausência de menstruação.

Esteróides anabólicos podem aumentar a sensibilidade aos medicamentos anticoagulantes, podendo ser necessário diminuir a dose de anticoagulantes.

Tem-se observado que os esteróides anabolizantes alteram os testes de tolerância à glicose e têm-se observado também alterações nos lipídios sanguíneos, que podem ser muito acentuadas e podem ter um sério impacto no risco de arteriosclerose e doença arterial coronariana.

Os esteróides anabólicos devem ser usados com muita cautela em crianças, porque podem acelerar o amadurecimento das extremidades dilatadas dos ossos longos mais rapidamente do que o crescimento linear em crianças, e o efeito pode persistir por 6 meses após a descontinuação da droga. Portanto, a terapia deve ser monitorada pelo médico a fim de evitar o risco de comprometer a altura final do adulto.

Este medicamento pode causar doping.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Hemogenin contém oximetolona, que estimula a formação de glóbulos vermelhos do sangue em pessoas com anemia devido à deficiência da medula óssea.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, deve-se procurar rapidamente socorro médico e levar a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Composição

Cada comprimido contém:

Oximetolona____________________________________50 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: amido de milho, estearato de magnésio, lactose monoidratada e povidona K30).

Laboratório

.

Dizeres legais:

MS 1.1300.0219 | Farm. Resp.: Silvia Regina Brollo | CRF-SP n° 9.815

< Hemitartarato de Zolpidem < Hemogenin comprimidos > Hemovirtus >
publicidade