Hemitartarato de Zolpidem

Atualizado em: Maio 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Hemitartarato de zolpidem comprimido é indicado para o tratamento da insônia, isto é, para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou de permanecer adormecidas.

Posologia

Como usar?

O hemitartarato de zolpidem deve ser tomado imediatamente antes de deitar.

A duração do tratamento deve ser o mais breve possível, não devendo exceder 4 semanas, incluindo o período de possível redução na dosagem.

  • Insônia ocasional: A dose recomendada é de 1 comprimido de 10 mg, 2 a 5 dias;
  • Insônia transitória: A dose recomendada é de 1 comprimido de 10 mg, 2 a 3 semanas;

Em alguns casos pode ser necessário ultrapassar o período de 4 semanas, mas isso só deve ser feito após uma reavaliação do estudo clínico da pessoa.

Adultos com idade acima de 65 anos ou com insuficiência hepática devem tomar apenas meio comprimido, o que equivale a 5 mg por dia. A dose somente deve ser aumentada para um comprimido em casos excepcionais, mas nunca deve exceder 10 mg por dia.

O tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento do médico, porque pode prejudicar o tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mostram-se relacionados com a dose e a suscetibilidade de cada pessoa, que ocorrem geralmente na hora seguinte à tomada, caso a pessoa não vá para a cama e adormeça imediatamente. Nestes casos, podem ocorrer episódios de confusão, reações do tipo paradoxal ou psiquiátrica, sensação de vertigem, instabilidade na marcha, tontura, ataxia, dor de cabeça, sonolência diurna, perda da capacidade de vigília, fraqueza muscular e visão dupla.

Embora seja mais raro, podem ainda ocorrer reações adversas como cansaço, distúrbios gastrintestinais, alterações no apetite sexual, reações cutâneas, amnésia, insônia de rebote, tolerância e dependência.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade ao hemitartarato de zolpidem ou a qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, também não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando e também não pode ser usado por crianças com menos de 15 anos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Não é aconselhada a ingestão de álcool, benzodiazepínicos e de outros depressores do sistema nervoso central, pois isso pode modificar o efeito do hemitartarato de zolpidem.

O hemitartarato de zolpidem deve ser utilizado com cautela em portadores de insuficiência hepática e respiratória.

Este remédio pode causar dependência e tolerância, insônia de rebote, amnésia, reações paradoxais e de tipo psiquiátrico.

Interações Medicamentosas

a) Associações a serem evitadas

Deve ser evitada a ingestão concomitante de bebidas alcoólicas ou de medicamentos contendo álcool.

b) Associações a serem monitoradas cuidadosamente

Derivados morfínicos, como analgésicos, antitussígenos, terapia de substituição e barbitúricos aumentam o risco de depressão respiratória, o que pode ser fatal em casos de superdosagem.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O hemitartarato de zolpidem prolonga o estágio II do sono bem como os estágios de sono profundo (III e IV). Na dose recomendada, o hemitartarato de zolpidem não possui efeito sobre a duração total do sono de fase REM.

Após administração oral, o hemitartarato de zolpidem apresenta uma biodisponibilidade de aproximadamente 70%, com as concentrações plasmáticas máximas sendo alcançadas entre 0,5 e 3 horas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os sinais de superdosagem com hemitartarato de zolpidem são primeiramente caracterizados por depressão do sistema nervoso central, variando de sonolência ao coma.

Em casos mais leves, pode-se observar também confusão mental e letargia.

Os sintomas mais severos incluem: ataxia, hipotonia, hipotensão, depressão respiratória, raramente coma e, excepcionalmente morte.

Composição

Cada comprimido revestido de 10 mg contém:

Hemitartarato de zolpidem_________________________10 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes presentes em 1 comprimido revestido: lactose, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício coloidal, ácido succínico, estearato de magnésio, hiprolose, dióxido de titânio, macrogol).

Laboratório

Sandoz do Brasil Indústrias Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800 4009192

Dizeres Legais:

Reg. M.S.: 1.0047.0392 | Farm. Resp.: Luciana A. Perez Bonilha - CRF-PR nº 16.006

< Helmizol < Hemitartarato de Zolpidem > Hemogenin comprimidos >
publicidade