Haloperidol

publicidade

Indicação

Para que serve?

O Haloperidol solução injetável é indicado para casos de delírio e alucinações, desconfiança não usual, confusão que pode estar associada ao alcoolismo e agitação psicomotora.

Além disso, o Haloperidol também é indicado para tratar movimentos incontrolados como tiques, soluçoes, náuse e vômitos, quando medicamentos usuais não funcionam.

Posologia

Como usar?

O haloperidol, sendo uma medicação terapeuticamente potente, deve ter sua dose média diária ajustada segundo a gravidade de cada caso e a sensibilidade individual da pessoa, conforme critério médico.

A administração parenteral é indicada nos estados agudos de agitação psicomotora ou quando a via oral é impraticável.

A dose recomendada é de 2,5 a 5 mg por via intramuscular ou endovenosa lenta. Repetir após cada hora, se necessário, embora intervalos de 4 a 8 horas sejam satisfatórios.

Logo que seja possível, esta via deve ser substituída pela via oral.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos mais comuns são distúrbios extrapiramidais e movimentação excessiva e atípica do corpo e membros.

Com menos frequência também pode ocorrer tremor, rigidez muscular, distonia, sonolência, movimentos lentos, distúrbios visuais, prisão de ventre, boca seca, hipersecreção salivar, tontura, dificuldade em permanecer sentado, discinesia, hipocinesia, discinesia tardia, movimento espástico dos olhos para uma posição, anormalidade da pressão sanguínea perceptível ao levantar ou alterar a posição do corpo, hipotensão e disfunção erétil.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser tomado por pacientes portadores de doença de parkinson, pessoas que apresentam sonolência e lentidão decorrentes de doença ou do uso de medicamentos ou álcool ou com alergia ao haloperidol.

Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Deve-se informar o médico na presença de problemas como depressão, de fígado, epilepsia ou qualquer outra condição que possa causar convulsões ou atividade aumentada das glândulas tireoideas.

O haloperidol pode produzir sonolência reduzindo a capacidade de dirigir e operar máquinas.

O haloperidol só pode ser usado na gravidez e na amamentação, quando o médico entender que os benefícios forem claramente superiores aos potenciais riscos.

Interações Medicamentosas

Este medicamento potencializa os efeitos do álcool. Portanto, deve-se evitar ingerir álcool se se estiver a tomar haloperidol.

O haloperidol pode alterar os efeitos de alguns medicamentos, como medicamentos que lentificam suas reações: soníferos, tranquilizantes e alguns analgésicos potentes; medicamentos para depressão; medicamentos para pressão alta; medicamentos para epilepsia; medicamentos para doença de Parkinson.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O haloperidol não exerce sua ação completa logo após as primeiras doses. Os benefícios são mais amplamente observados após duas a três semanas de tratamento contínuo. Para os sintomas de agitação e agressividade é possível obter melhora logo após as primeiras doses.

O tratamento com haloperidol pode produzir sintomas desconfortáveis que podem não justificar sua interrupção e nestes casos deve-se consultar o médico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Os possíveis sinais de uma superdose são: diminuição do estado de alerta, tremor severo e contração muscular importante. Nestes casos, procure seu médico.

Composição

Cada mL da solução injetável contém:

Haloperidol______________________________________5mg

Excipientes q.s.p__________________________________1mL

(Excipientes: ácido láctico, água para injeção, álcool etílico, metilparabeno e propilparabeno).

Apresentação: solução injetável 5mg/mL; embalagens contendo 5, 25, 50 e 60 ampolas com 1mL.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Durante o consumo este produto deve ser mantido no cartucho de cartolina, conservado em temperatura ambiente (15 a 30°c).

Proteger da luz e umidade.

Aspecto físico: solução límpida e incolor.

Laboratório

Teuto Brasileiro

 - SAC: 0800 621 800

Dizeres Legais:

Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva CRF-GO nº 2.659

M.S. Nº 1.0370.0390

< Haldol Decanoato < Haloperidol > Hantina >
publicidade