Gracial anticoncepcional

Atualizado em: Janeiro 2018


Indicação

Para que serve?

Gracial é um anticoncepcional que pode ser usado para evitar uma gravidez indesejada.

Além disso, também é indicado como terapêutica complementar no tratamento da acne leve a moderada.

Posologia

Como usar?

Os comprimidos devem ser tomados na ordem orientada na cartela, diariamente, aproximadamente no mesmo horário e com um pouco de líquido. Um comprimido é tomado diariamente durante 22 dias consecutivos, começando com os comprimidos azuis durante 7 dias, seguidos dos brancos por 15 dias.

Cada cartela seguinte será iniciada após o término de uma pausa de 6 dias sem tomar os comprimidos, durante a qual normalmente ocorre o sangramento de privação, que se inicia no 2º ou 3º dia após a tomada do último comprimido.

Como iniciar o uso do Gracial

  • Sem ter utilizado nenhum anticoncepcional hormonal no último mês:

A administração do comprimido precisa iniciar no 1º dia da menstruação, no entanto também é permitido iniciar entre o 2º e o 5º dia, mas durante o primeiro ciclo recomenda-se utilizar também preservativo.

  • Troca de um anticoncepcional hormonal combinado:

A mulher deve iniciar o comprimido preferivelmente no dia seguinte ao da administração do último comprimido ativo do utilizado anteriormente. No caso do anel vaginal ou adesivo transdérmico, a mulher deve iniciar o Gracial preferivelmente no dia da retirada do anel ou do adesivo, mas no mais tardar no dia da aplicação seguinte.

  • Troca de um medicamento à base de progestagênio isolado ou sistema intrauterino que libera progestagênio:

A troca da minipílula por Gracial pode ser feita em qualquer dia. No caso de implante ou SIU, a troca deve ser feita no dia da retirada dos mesmos e, no caso de medicamento injetável, no dia em que seria administrada a próxima injeção. Nesses casos, deve-se usar preservativo no 7 dias seguintes.

  • Após aborto no primeiro trimestre de gestação:

Pode-se iniciar imediatamente. Nesse caso, não há necessidade da utilização de um método anticoncepcional adicional.

Esquecimento de comprimidos

  • Se a mulher estiver menos de 12 horas atrasada para tomar qualquer comprimido:

Neste caso, a proteção anticoncepcional não é reduzida. A mulher deve tomar o comprimido assim que lembrar e o próximo deve ser tomado no horário habitual.

  • Se a mulher estiver atrasada mais de 12 horas para tomar qualquer comprimido:

Neste caso, a proteção anticoncepcional pode estar reduzida, assim se o esquecimento for na:

1ª semana: A mulher deve tomar o comprimido esquecido assim que lembrar e continuar a tomar os comprimidos seguintes no horário habitual e deve ser usado um preservativo nos 7 dias seguintes. Se a mulher teve relação sexual nos 7 dias prévios ao esquecimento, a possibilidade de gravidez deve ser considerada.

2ª semana: A mulher deve tomar o último comprimido esquecido assim que lembrar e continuar a tomar os comprimidos seguintes no horário habitual. Se ela tomou os comprimidos corretamente nos 7 dias antes do primeiro comprimido esquecido, não há necessidade de usar precauções anticoncepcionais adicionais. Entretanto, se esse não for o caso ou se ela se esqueceu de tomar mais de um comprimido, a mulher deve ser advertida a usar precauções adicionais durante 7 dias.

3ª semana: A mulher deve tomar o último comprimido esquecido assim que lembrar e continuar a tomar os comprimidos seguintes no horário habitual. A cartela seguinte deve ser iniciada assim que a cartela em uso terminar, de modo que não seja feito intervalo entre as cartelas. No entanto, a mulher pode também ser orientada a interromper o uso dos comprimidos da cartela que estiver usando. Ela deve, então, ficar sem tomar os comprimidos durante até 6 dias, contando o dia do comprimido esquecido e, subsequentemente, continuar com a cartela seguinte. Caso a mulher esqueça de tomar os comprimidos e não apresentar sangramento de privação no primeiro intervalo normal sem tratamento, a possibilidade de gravidez deve ser considerada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos mais comuns que podem ocorrer com o uso de Gracial são: náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, aumento de peso corporal e retenção de líquido, dor de cabeça, enxaqueca e vertigem, redução do desejo sexual, humor deprimido e alterações do humor, dor e sensibilidade mamária, hipertrofia mamária, erupções cutâneas e urticária.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio é contraindicado em mulheres nas seguintes condições:

  • Presença ou antecedentes de trombose ou AVC;
  • Antecedentes de enxaqueca com sintomas neurológicos focais;
  • Diabetes mellitus com envolvimento vascular;
  • Pancreatite ou antecedentes, se associados a níveis muito altos de triglicerídeos;
  • Hipertensão grave;
  • Distúrbios hepáticos importantes ou antecedentes;
  • Presença ou suspeita de tumores dependentes dependentes de esteróides sexuais;
  • Hiperplasia endometrial;
  • Sangramento vaginal sem diagnóstico;
  • Porfirias;
  • Antecedente de coceira intensa ou herpes gestacional durante a gravidez;
  • Níveis altos de LDL, o mau colesterol, principalmente se associado a outros fatores de risco de doença cardiovascular.

Além disso, o anticoncepcional Gracial também não deve ser usado por pessoas com alergia a qualquer componente do medicamento, grávidas ou lactantes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso de Gracial aumenta o risco de trombose venosa profunda e embolia pulmonar e aumenta o risco de câncer de colo do útero, da mama e do fígado.

O anticoncepcional Gracial só deve ser usado se indicado pelo médico, depois de avaliar o histórico da pessoa, uma vez que podem surgir interações medicamentosas e o aumento do risco de algumas doenças.

A eficácia deste remédio pode ser diminuída com o esquecimento do comprimido, uso de alguns medicamentos ou se ocorrer diarreia ou vômitos.

Pode ocorrer sangramento irregular, conhecido por spoting, especialmente depois dos primeiros meses de uso. Se a duração deste sangremento ultrapassar as três semanas deve-se ir ao médico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em casos de superdosgem pode ocorrer náusea, vômito e em meninas jovens, leve sangramento vaginal.

Gracial engorda?

Um dos efeitos colaterais do anticoncepcional Gracial é o aumento de peso, por isso algumas pessoas que tomam este anticoncepcional podem engordar.

Esqueci de tomar o anticoncepcional. E agora?

Para que Gracial seja eficaz, deve-se tomar um comprimido por dia, de preferência à mesma hora.

No entanto, se houver esquecimento de apenas um comprimido e tiverem passado no máximo 12 horas, a eficácia do anticoncepcional mantêm-se. Mas se passarem mais de 12 horas, é aconselhável seguir a posologia indicada para esta situação e usar preservativo porque a eficácia de Gracial pode estar diminuida.

Composição

Cada comprimido azul de Gracial contém:

Desogestrel___________________________________ 25 mcg

Etinilestradiol__________________________________40 mcg

(Excipientes: amido, povidona, ácido esteárico, estearato de magnésio, dióxido de silício, racealfatocoferol, indigotina e lactose).

Cada comprimido branco de Gracial contém:

Desogestrel__________________________________125 mcg

Etinilestradiol__________________________________30 mcg

(Excipientes: amido, povidona, ácido esteárico, estearato de magnésio, dióxido de silício, racealfatocoferol e lactose).

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Dizeres legais:

MS 1.0171.0082 | Farm. Resp.: Marcos C. Borgheti - CRF-SP nº 15.615

< Gonol < Gracial anticoncepcional > Gratusminal >
publicidade